Verdade e falsidade na Suma Teológica: uma leitura acerca do lugar da poesia na tradição escolástica

Fábio Galera

Resumo


O propósito deste trabalho é investigar o lugar que foi reservado para a poesia ou o dizer ficcional no âmbito da tradição escolástica. Compreendendo que a diferença fundamental entre o dizer poético e o dizer filosófico está essencialmente na relação que ambos possuem com a noção de verdade, a pesquisa dirige o olhar para o pensamento medieval como sendo uma etapa importante para a sedimentação dessa relação com a verdade. A reflexão aqui proposta pretende acompanhar os passos mais significativos da argumentação tomasiana acerca da questão da verdade e da falsidade na Suma Teológica, com o intuito de mapear os princípios que irão fundamentar e sedimentar a separação epistêmica entre o dizer poético e o dizer filosófico. Assim, tomaremos como objeto de análise, as questões dezesseis e dezessete da primeira parte da Suma Teológica de Tomás de Aquino, em que são abordados os temas da Verdade e da Falsidade respectivamente.

Palavras-chave


Tomás de Aquino; Suma Teológica; verdade; verdade poética; verdade filosófica; falsidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Fábio Galera

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.