Verdade e falsidade na Suma Teológica: uma leitura acerca do lugar da poesia na tradição escolástica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2019.247820

Keywords:

Thomas Aquinas, summa theologica, truth, poetic truth, philosophical truth, falsehood

Abstract

The purpose of this work is to investigate the scope reserved for poetic discourse in scholastic tradition. Understanding that the fundamental difference between poetic saying and philosophical saying is essentially in the relationship that both have with the notion of truth, the research directs its attention to medieval thought, being it an important phase for the consolidation of such relationship. Our reflection intends to accompany the fundamental steps of the Thomasian argument about the Question of truth and falsehood, in Summa Theologica. Thus, we map the principles that will support and consolidate the epistemic separation between poetic and philosophical saying. To this end, we will analyze questions sixteen and seventeen of the first part of the Summa of Thomas Aquinas, in which the themes of Truth and Falsehood are discussed.

Author Biography

Fábio Galera, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques; Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

Fábio Galera é Doutor em Ciência da Literatura - UFRJ, com pesquisa concentrada na área de Poética. Sua tese, Ser Homem no Grande Sertão: Travessia, Tempo, Ser, apresenta a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, partindo de um olhar existencial acerca do homem, da vida e da temporalidade, entendida como conquista de liberdade e ação, numa dimensão de apropriação de possibilidades e limites. Em 2018 iniciou o curso de Doutorado em em Filosofia na UFRJ. Possui título de Mestre em Ciência da Literatura - UFRJ (Poética), com pesquisa concentrada no diálogo entre Poesia e Pensamento, pesquisando fundamentalmente a questão da linguagem em Martin Heidegger. Também é Mestre em Filosofia - UFF (Estética e Filosofia da Arte), título que conquistou pesquisando o tema da aplicação/apropriação hermenêutica, tal como é tratada pelos filósofos Paul Ricoeur e Hans-George Gadamer. Fábio é Especializado em Literatura Infanto-juvenil - UNESA (Universidade Estácio de Sá) e em Educação Especial - UNIRIO (Deficiência Mental). Licenciou-se em Letras - Português/Literaturas de Língua Portuguesa e também possui títulos de Bacharel e Licenciatura em Filosofia - UFRJ. Coordena o Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques desde 2015, onde também leciona principalmente Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Literatura Infantil, Formação do Leitor. Na mesma Instituição, enquanto Professor, compôs o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras, além de frequentemente liderar Projetos de Extensão, Iniciação Científica e Monitoria. Integra o Conselho Editorial da Revista dEsEnrEdoS. Possui ainda experiência como docente na Classe de Alfabetização, o que lhe oportunizou ricas experiências sobre as práticas sociais da leitura literária Infantil e seu processo de escolarização. Fábio Galera está envolvido profissionalmente com as áreas de Letras e Filosofia, concentrando sua atuação em temas de Poética, Estética, Teoria Literária e Literatura. Publicou o livro Caminho, Poética, Acontecimento, como autor, e ainda é coautor de ensaios contidos nos livros Convite ao Pensar e Educar Poético.

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Published

2020-08-27