Verdade e falsidade na Suma Teológica: uma leitura acerca do lugar da poesia na tradição escolástica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2019.247820Palavras-chave:
Tomás de Aquino, Suma Teológica, verdade, verdade poética, verdade filosófica, falsidadeResumo
O propósito deste trabalho é investigar o lugar que foi reservado para a poesia ou o dizer ficcional no âmbito da tradição escolástica. Compreendendo que a diferença fundamental entre o dizer poético e o dizer filosófico está essencialmente na relação que ambos possuem com a noção de verdade, a pesquisa dirige o olhar para o pensamento medieval como sendo uma etapa importante para a sedimentação dessa relação com a verdade. A reflexão aqui proposta pretende acompanhar os passos mais significativos da argumentação tomasiana acerca da questão da verdade e da falsidade na Suma Teológica, com o intuito de mapear os princípios que irão fundamentar e sedimentar a separação epistêmica entre o dizer poético e o dizer filosófico. Assim, tomaremos como objeto de análise, as questões dezesseis e dezessete da primeira parte da Suma Teológica de Tomás de Aquino, em que são abordados os temas da Verdade e da Falsidade respectivamente.Referências
AGOSTINHO. [S.D] Soliloquiorum libri duo. Disponível em: <http://www.augustinus.it/latino/soliloqui/index2.htm>. Acesso: 19 jun. 2020.
AGOSTINHO, S. 1998. Solilóquios e a vida feliz. São Paulo: Paullus.
AQUINO, T. 2001. Suma Teológica. Volume I. São Paulo: Edições Loyola.
AQUINO, T. 2002. Suma Teológica. Volume II. São Paulo: Edições Loyola.
ARISTÓTELES. 2002. Metafísica. Tradução de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola.
ARISTÓTELES. 1984. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. In: Coleção Os Pensadores. Aristóteles. Organização de José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril S.A. Cultural.
CASTRO, M. A. (Org.). 2014. Convite ao pensar. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
ECO, U. 1994. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras.
GADAMER, H-G. 2011. Verdade e método. Volume I. Petrópolis: Editora Vozes.
GALERA, F. 2013. Caminho, poética, acontecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
GALERA, F. 2012. A compreensão da téchne como epistéme no Íon: um modelo hermenêutico de racionalidade. dEsEnrEdoS, Piauí, Ano IV, Número 14. pp. 1-18. Julho, agosto e setembro de 2012.
GALERA, F. 2014. O conceito de apropriação como questão fundamental do projeto hermenêutico de Paul Ricoeur. Niterói. 158 páginas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense – UFF.
HEIDEGGER, M. 2008. Ser e tempo. 3. ed. Tradução de Marcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes.
NICOLAS, M-J. 2001. Vocabulário da Suma Teológica. In: AQUINO, T. Suma Teológica. Volume I. São Paulo: Edições Loyola.
STANISLAVISKI, C. 1999. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.