Verdade e falsidade na Suma Teológica: uma leitura acerca do lugar da poesia na tradição escolástica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2019.247820

Palabras clave:

Tomás de Aquino, Suma Teológica, verdade, verdade poética, verdade filosófica, falsidade

Resumen

O propósito deste trabalho é investigar o lugar que foi reservado para a poesia ou o dizer ficcional no âmbito da tradição escolástica. Compreendendo que a diferença fundamental entre o dizer poético e o dizer filosófico está essencialmente na relação que ambos possuem com a noção de verdade, a pesquisa dirige o olhar para o pensamento medieval como sendo uma etapa importante para a sedimentação dessa relação com a verdade. A reflexão aqui proposta pretende acompanhar os passos mais significativos da argumentação tomasiana acerca da questão da verdade e da falsidade na Suma Teológica, com o intuito de mapear os princípios que irão fundamentar e sedimentar a separação epistêmica entre o dizer poético e o dizer filosófico. Assim, tomaremos como objeto de análise, as questões dezesseis e dezessete da primeira parte da Suma Teológica de Tomás de Aquino, em que são abordados os temas da Verdade e da Falsidade respectivamente.

Biografía del autor/a

Fábio Galera, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques; Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

Fábio Galera é Doutor em Ciência da Literatura - UFRJ, com pesquisa concentrada na área de Poética. Sua tese, Ser Homem no Grande Sertão: Travessia, Tempo, Ser, apresenta a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, partindo de um olhar existencial acerca do homem, da vida e da temporalidade, entendida como conquista de liberdade e ação, numa dimensão de apropriação de possibilidades e limites. Em 2018 iniciou o curso de Doutorado em em Filosofia na UFRJ. Possui título de Mestre em Ciência da Literatura - UFRJ (Poética), com pesquisa concentrada no diálogo entre Poesia e Pensamento, pesquisando fundamentalmente a questão da linguagem em Martin Heidegger. Também é Mestre em Filosofia - UFF (Estética e Filosofia da Arte), título que conquistou pesquisando o tema da aplicação/apropriação hermenêutica, tal como é tratada pelos filósofos Paul Ricoeur e Hans-George Gadamer. Fábio é Especializado em Literatura Infanto-juvenil - UNESA (Universidade Estácio de Sá) e em Educação Especial - UNIRIO (Deficiência Mental). Licenciou-se em Letras - Português/Literaturas de Língua Portuguesa e também possui títulos de Bacharel e Licenciatura em Filosofia - UFRJ. Coordena o Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques desde 2015, onde também leciona principalmente Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Literatura Infantil, Formação do Leitor. Na mesma Instituição, enquanto Professor, compôs o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras, além de frequentemente liderar Projetos de Extensão, Iniciação Científica e Monitoria. Integra o Conselho Editorial da Revista dEsEnrEdoS. Possui ainda experiência como docente na Classe de Alfabetização, o que lhe oportunizou ricas experiências sobre as práticas sociais da leitura literária Infantil e seu processo de escolarização. Fábio Galera está envolvido profissionalmente com as áreas de Letras e Filosofia, concentrando sua atuação em temas de Poética, Estética, Teoria Literária e Literatura. Publicou o livro Caminho, Poética, Acontecimento, como autor, e ainda é coautor de ensaios contidos nos livros Convite ao Pensar e Educar Poético.

Citas

AGOSTINHO. [S.D] Soliloquiorum libri duo. Disponível em: <http://www.augustinus.it/latino/soliloqui/index2.htm>. Acesso: 19 jun. 2020.

AGOSTINHO, S. 1998. Solilóquios e a vida feliz. São Paulo: Paullus.

AQUINO, T. 2001. Suma Teológica. Volume I. São Paulo: Edições Loyola.

AQUINO, T. 2002. Suma Teológica. Volume II. São Paulo: Edições Loyola.

ARISTÓTELES. 2002. Metafísica. Tradução de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola.

ARISTÓTELES. 1984. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. In: Coleção Os Pensadores. Aristóteles. Organização de José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril S.A. Cultural.

CASTRO, M. A. (Org.). 2014. Convite ao pensar. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

ECO, U. 1994. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras.

GADAMER, H-G. 2011. Verdade e método. Volume I. Petrópolis: Editora Vozes.

GALERA, F. 2013. Caminho, poética, acontecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

GALERA, F. 2012. A compreensão da téchne como epistéme no Íon: um modelo hermenêutico de racionalidade. dEsEnrEdoS, Piauí, Ano IV, Número 14. pp. 1-18. Julho, agosto e setembro de 2012.

GALERA, F. 2014. O conceito de apropriação como questão fundamental do projeto hermenêutico de Paul Ricoeur. Niterói. 158 páginas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense – UFF.

HEIDEGGER, M. 2008. Ser e tempo. 3. ed. Tradução de Marcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes.

NICOLAS, M-J. 2001. Vocabulário da Suma Teológica. In: AQUINO, T. Suma Teológica. Volume I. São Paulo: Edições Loyola.

STANISLAVISKI, C. 1999. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Publicado

2020-08-27