Possibility of applying philosophical hermeneutics to the field of education
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.251476Keywords:
philosophical hermeneutics, education, public policy, regulationAbstract
This article aims to contribute to the debate on the applicability of philosophical hermeneutics to studies in the field of education. It briefly presents the approach between philosophical hermeneutics and some aspects of education, such as ethics, didactics, and research. Subsequently, the hermeneutic game, the hermeneutic circle and the hermeneutic dialogue are discussed, considering their application in a research developed in the context of educational policies. In addition, the application of the previous understanding structure is highlighted and, as a result, the elaboration of categories for the establishment of analysis on the regulation process by public policies for education.
References
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
GADAMER, Hans- Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2013.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2011.
GUIMARÃES, Gleny Terezinha Duro; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Análise textual discursiva: entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 19, p. 677-705, dez., 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/380/233. Acesso em: 03 dez. 2020.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Coleção [o que você precisa saber sobre...] Rio de Janeiro: DP & A. 2002.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa. v. 46 n. 159 p. 38-62 jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v46n159/1980-5314-cp-46-159-00038.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.
SIDI, Pilar de Moraes.; CONTE, Elaine. A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1942-1954, out./dez. 2017. Disponível em: . E-ISSN: 1982-5587.
WELLER, Wivian. A hermenêutica como método empírico de investigação. 2007. Trabalho apresentado no GT17 - Filosofia da Educação. Anais da 30a Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, Outubro de 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.