Poesia e verdade: um diálogo entre Ferreira Gullar e H.-G. Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.251901Palabras clave:
Gadamer, Ferreira Gullar, art, poesia, verdadeResumen
O presente texto pretende realizar um diálogo introdutório entre o filósofo alemão H.-G. Gadamer e o poeta brasileiro Ferreira Gullar. Apesar de caminhos iniciais distintos, eles confluem para um tema comum a ambos e extremamente central para o humano: a experiência artística como acontecimento da verdade. É um autêntico movimento de defesa contra alguns efeitos nefastos da tecnização do mundo. Nesse caminho, pensar a poesia como verdade nos possibilita reabilitar sua voz para nós, na medida em que nos revela que, para além de puro objeto estético, a arte em geral – e assim a “literatura” também – é, como nos ensina Gadamer, uma [re]presentação (Darstellung) do ser, e sua linguagem é a própria possibilidade de recriarmos o mundo linguisticamente configurado, e, assim, mudarmos a nós mesmos – uma exigência prática. Da parte de Ferreira Gullar, um testemunho categórico disso é sua obra poética engajada, não apenas socialmente, mas antes de mais nada poeticamente – englobando de maneira original tudo aquilo que podemos chamar de mundo –, e que possui como momento áureo o Poema sujo. Nos valeremos do espaço de jogo poético deste poema de Ferreira Gullar para pensarmos com ambos como é possível nos dias atuais fazermos e experimentarmos arte verdadeiramente.
Citas
BATISTA, Gustavo Silvano. Hermenêutica, crítica da representação e arte: notas sobre Gadamer. Revista Intuitio. v. 6, n. 2. Novembro de 2013, p. 132-144.
BATISTA, Gustavo Silvano. Hermenêutica e práxis em Gadamer. 2007. 96f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
DUQUE-ESTRADA, Paulo César. Ciência e pós-representação: notas sobre Heidegger. In: Revista de Ciências Sociais: Ciência e Trabalho. n. 24, abril de 2006, p. 59-71.
DUQUE-ESTRADA, Paulo César. Gadamer’s rehabilitation of pratical philosophy: an overview. 1993. 180f. Tese (Doutorado em Filosofia). Boston College, Boston.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da obra de arte. Trad. Marco Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. Trad. de P.C.D. Estrada. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Vol I. 14 ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Forense Universitária São Francisco, 2014.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: Complementos e índice. Trad. de E.P. Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.
GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode: Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik, Gesammelte Werke 1, Hermeneutik I. 6ª ed. Tübingen: J.C.B. Mohr (Paul Siebeck), 1990.
GADAMER, Hans-Georg. Ästhetik und Poetik I: Kunst als Aussage. Gesammelte Werke 8. Tübingen: J.C.B. Mohr (Paul Siebeck), 1993.
GRONDIN, Jean. Introducción a Gadamer. Trad. Constantino Ruiz-Garrido. Barcelona: Herder Editorial, 2003.
GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. Trad. de B. Dischinger. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999.
GULLAR, Ferreira. Argumentação contra a morte da arte. 8ª ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
GULLAR, Ferreira. Poema sujo. In: Toda Poesia. 21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
GULLAR, Ferreira. A história do poema. In: Poema sujo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PLATÃO. Parmênides. Texto estabelecido e anotado por John Burnet. Trad. Maura Iglésias e Fernando Rodrigues. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.
SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da. Estética e Hermenêutica: arte como declaração de verdade em Gadamer. 2006. 206 f. Tese (Doutorado em Estética). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.