Políticas públicas e a educação do campo no contexto amazônico discutindo possibilidades e desafios

Autor/innen

  • Aline Lucas de Souza Gomes Universidade Federal do Amazonas

Schlagworte:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Campo Amazônico, Desafios

Abstract

Este trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, que tem como abordagem principal o foco na Educação do Campo e assentamentos agrários, porém tendo como categorias de análise políticas públicas, campesinato e movimentos sociais, sendo o último elemento o recorte temático utilizado para compor este estudo. Para as reflexões aqui apresentadas, utiliza-se de um levantamento sobre ações e programas direcionados para tal modalidade de ensino, considerando os atores sociais envolvidos na reivindicação e implementação de tais políticas. Ao longo deste trabalho, busca-se ainda discorrer sobre a relação existente entre as categorias de análise e a influência que as mesmas exercem sobre o ensino do campo. Em relação à metodologia, este se fundamenta em uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método de análise o Materialismo Histórico Dialético, apresentando ainda, um caráter descritivo e explicativo de fatores condicionantes do processo histórico e político do campo de estudo.

Autor/innen-Biografie

Aline Lucas de Souza Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Aline Lucas de Souza Gomes é Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e possui especialização em Neuroaprendizagem (Unopar), Práticas Pedagógicas (Ifnmg) e Espaços e Possibilidades Para a Educação Continuada (Ifsul Rio Grandense) com área de conhecimento em Educação. É professora da rede pública na cidade de Presidente Figueiredo – AM, e atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, onde trabalha com a temática de pesquisa em Educação do Campo na região Amazônica.

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Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10913. Acesso em: 18 de jan. 2022.

Veröffentlicht

2023-12-09

Ausgabe

Rubrik

Artigos