A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor/innen

Abstract

O desenvolvimento de competências digitais é essencial no contexto educacional atual, diante da crescente presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. O objetivo principal deste estudo é provocar reflexões teóricas sobre o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busca-se estimular uma reflexão sobre os procedimentos e práticas adotados pelos professores ao integrar essas tecnologias em sala de aula. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico, com a contribuição de autores como Freire (2019), Nóvoa e Alvim (2022), Kenski (2012) e Vasconcelos (2020). O uso de plataformas de aprendizagem online, recursos multimídia e jogos educativos oferece novas possibilidades para a aplicação nas práticas pedagógicas, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa. O estudo conclui que, ao inserir as TIC de maneira estratégica, a educação pode se tornar mais interativa e inclusiva, fomentando a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico.

Autor/innen-Biografien

Marcos Batinga FERRO, UFS

Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/CNPq/UFS. E-mail: marcosbating@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7602-9374.

Luiz Claudio Correia dos SANTOS, UFS

Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em Educação.  Bolsista Capes. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia NUCA/CNPq/UFS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/CNPq/UFS. E-mail: admpedagogialetras@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8417-0901.

Jhonatas Isac Pereira LIMA, UFS

Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Educação.  Bolsista Capes. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/CNPq/UFS. E-mail: jhonatasisac1997@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0478-3324.

Veröffentlicht

2025-06-01