EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL
DISTORÇÕES E DESAFIOS
Abstract
O artigo analisa o processo educacional no sistema prisional brasileiro, destacando a necessidade de uma abordagem que promova a restauração de vidas. É essencial sensibilizar os órgãos responsáveis pela criação de um currículo adequado para os cidadãos privados de liberdade, considerando os desafios e oportunidades desse contexto. Referências como Michel Foucault, Paulo Freire, Nilo Batista e Vera Malaguti Batista ajudam a compreender as dinâmicas de poder e controle social. Para um ambiente educacional eficaz, as políticas públicas devem abordar disparidades de gênero, respeitar os direitos humanos e oferecer oportunidades justas, visando reposicionar a percepção e as práticas em torno da educação prisional de maneira mais igualitária.
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Copyright (c) 2025 Edilene Dias de ARAÚJO, Saulo Guimarães SANTOS, Dayvison Bandeira de MOURA

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949). Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Políticas Públicas. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista, com livre acesso ao público geral.