EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL

DISTORÇÕES E DESAFIOS

Auteurs

Résumé

O artigo analisa o processo educacional no sistema prisional brasileiro, destacando a necessidade de uma abordagem que promova a restauração de vidas. É essencial sensibilizar os órgãos responsáveis pela criação de um currículo adequado para os cidadãos privados de liberdade, considerando os desafios e oportunidades desse contexto. Referências como Michel Foucault, Paulo Freire, Nilo Batista e Vera Malaguti Batista ajudam a compreender as dinâmicas de poder e controle social. Para um ambiente educacional eficaz, as políticas públicas devem abordar disparidades de gênero, respeitar os direitos humanos e oferecer oportunidades justas, visando reposicionar a percepção e as práticas em torno da educação prisional de maneira mais igualitária.

Bibliographies de l'auteur

Edilene Dias de ARAÚJO, UNADES

 Doutoranda em Ciências da Educação, da Universidade Del sol – UNADES/PY. dilenediasaraujo@hotmail.com http://lattes.cnpq.br/2867887687976344 https://orcid.org/0000-0002-4478-3911

Saulo Guimarães SANTOS, UNADES

 Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Assunção PY, vinculada ao Programa Brasil: https://www.unades.edu.py/o-programa-brasil http://lattes.cnpq.br/4649366900571493 sauloguimaraes907@gmail.com  https://orcid.org/0009-0003-3356-913X

Dayvison Bandeira de MOURA, UNADES

 Doutor em Ciências da Educação, figura como orientador do estudo desenvolvido, vinculado a aspectos da dissertação em desenvolvimento, atrelada à Universidade Americana PY. Diretor Acadêmico no Programa Brasil PPGE CIA Stricto Sensu Universidad Del Sol, sede de Asunción, PY. http://lattes.cnpq.br/0662218330901650 analistadodiscurso.bandeira.pe@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0722-9273

Téléchargements

Publiée

2025-06-01