O convívio do docente com o fenômeno do assédio moral e o estudo das constituições federais brasileiras como processo de conscientização e participação educativo comunitária no ensino médio no Brasil
Palabras clave:
Constituição, Consciência crítica, Cidadania, AssédioResumen
Parte-se da ideia que ao estudar cada Constituição Federal Brasileira (CFB) a começar por seu contexto histórico, suas características, finalidades e um estudo de caso específico, elencando por exemplo onde existiu durante aquela Constituição Federal Brasileira um dispositivo legal que configure a ideia de cidadania, bem como a proibição constitucional às diversidades e a qualquer processo de precarização do trabalho. Eis o exemplo do assédio moral na contramão da cidadania. Essa articulação envolvendo o estudo das Constituições Federais Brasileiras e os aspectos do assédio moral resulta da percepção da comunidade desse fenômeno, não só pelos aspectos psicossociais, mas também jurídicos. A participação da comunidade é fundamental como efeito de conscientização do fenômeno do assédio. Assim, estudar cada Constituição Federal Brasileira desde a evolução histórica a sua atual influência em nosso cotidiano, desperta não só no educando como no docente a consciência de que se alcançamos essa percepção cidadã, minimamente, bem como o alcançar a consciência do que significa um estado democrático de direito, torna-se possível, portanto, banir a existência do fenômeno do assédio moral nas relações acadêmicas ou qualquer outro fenômeno de intolerância à diversidade.Citas
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