Estudo de Frequência da Ocorrência de Rajada de Vento e seu Papel na Segurança das Operações Aéreas no Aeródromo Internacional de Belém-PA (Wind Occurrence Frequency Study and Its Importance in Air Operations Security on Belém's International Aerodrome)

Ingrid Monteiro Peixoto de Souza, Thiago Melo Souza, José Danilo Costa Souza Filho, Maria do Carmo Felipe de Oliveira, Dimitrie Nechet

Resumo


Este trabalho teve como objetivo estudar a freqüência de ocorrência de rajada de vento e sua importância na segurança das operações aéreas, uma vez que estas apresentam significativas variações de intensidade do vento, podendo ocasionar, inúmeros riscos para a aviação, desde desconforto durante o voo, até perdas de vidas humanas. Os dados foram obtidos no Aeródromo Internacional de Belém do Pará, no período de 2009 a 2012, onde foram realizadas análises estatísticas, bem como, estudos das correlações dos percentuais de ocorrências com os elementos meteorológicas de superfície (temperatura do ar e pressão atmosférica), extraídas de observações meteorológicas horárias da localidade em estudo. Os resultados mostram, que nos últimos anos, a ocorrência de rajada de vento no aeródromo de Belém-Pa, vem aumentando, onde o maior registro dessa ocorrência dentro do período foi no ano de 2012. A maior frequência de eventos de rajada por intervalos de velocidade foi de 21 a 30 KT. A maior distribuição sazonal do registro de rajadas de vento ocorreu no período mais chuvoso da região, dezembro a maio, influenciadas pela nebulosidade, formada no Oceano Atlântico Equatorial, devido a atuação da ZCIT. As maiores quantidades de registros de rajadas de ventos correspondem ao período de máximas temperaturas, sugerindo uma correlação entre o aquecimento e a ocorrência de rajadas próximas a superfície terrestre. A distribuição de rajada de vento, de acordo com a orientação do vento indica predominância dos ventos de leste, de 60º a 120º.

 

ABSTRACT

This paper aimed to study the wind occurrence frequency and its importance on the safety of flight operations, since these are significant variations in wind intensity, causing many risks to aviation, from discomfort during flight to even loss of lifes. The data were obtained from the International Aerodrome of Belém do Pará, in the period from 2009 to 2012, where statistical analyzes were performed, as well as studies of correlations of the percentage of occurrences with surface meteorological elements (air temperature and atmospheric pressure), extracted from hourly meteorological observations from the study site. The results show that in recent years, the occurrence of gust of wind at the airfield of Belém-Pa, is increasing, where the highest record of this occurrence within the period was in 2012. The higher frequency of events per burst speed intervals was 21-30 KT. The largest seasonal distribution record wind gusts occurred in the rainy season in the region, from December to May, influenced by clouds formed in the Equatorial Atlantic Ocean, due to tripping of the ITCZ​. The largest amounts of records gusty winds correspond to the period of maximum temperatures, suggesting a correlation between warming and the occurrence of near Earth's surface bursts. The distribution of wind, according to the orientation of the wind indicates predominance of winds east 60 º to 120 º.

 

Keywords: Wind direction, air temperature, atmospheric pressure.

 


Palavras-chave


Rajada de vento, Temperatura do Ar, Pressão Atmosférica.

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DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v7.6.p1110-1118



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

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