A Inserção Antrópica no Modelamento da Paisagem Costeira da Zona de Expansão do Município de Aracaju/SE
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.2.p391-401Palavras-chave:
unidades de paisagem, antropogenização da paisagem, dinâmica naturalResumo
A paisagem costeira da Zona de Expansão de Aracaju, Sergipe, NE do Brasil, tem apresentado um aumento no nível de ocupação nas últimas décadas, fato que vem provocando mudanças na forma e estrutura da paisagem natural. Destarte, o presente estudo, visa a analisar a evolução da paisagem natural e antrópica da Zona de Expansão de Aracaju no período ente 1965 e 2008. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, trabalho de campo e mapeamento das unidades de paisagem em diferentes anos (1965, 1971, 1978, 1986, 2003 e 2008). As unidades de paisagem foram individualizadas em: Terraço Marinho, Duna/Interduna, Planície de Maré, Praia/Duna Frontal e Intervenção Antrópica. Os dados obtidos apontam que após a década de 80 ocorreu o aumento de áreas ocupadas e parcialmente ocupadas sobre as unidades de paisagem natural, resultando em um processo de antropogenização da paisagem. A ocupação está disposta na paisagem de forma dispersa, o que lhe confere um padrão reticulado, padrão este que no caso da área estudada conflita com a disposição das unidades naturais. Com base nos resultados obtidos nesta pesquisa, enfatiza-se a importância do planejamento da ocupação sobre as unidades de paisagem natural, a fim de evitar e minimizar futuros problemas urbano-ambientais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Luana Santos Oliveira, Ana Cláudia da Silva Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.






