Análise de sensibilidade e calibração espacial do modelo SWAT aplicado em uma bacia do litoral pernambucano através de dados climáticos observados e de reanálise (Analysis of sensitivity and calibration of the SWAT model applied in a basin in northeast of Brazil using observed and reanalysis climatic data)

Authors

  • Nívia Cristina Vieira Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Amilcar Carvalho Mendes Museu Paraense Emílio Goeldi

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v11.1.p234-313

Keywords:

Cartografia temática, derramamento de óleo, índice

Abstract

O município de Barcarena está localizado na margem direita do Rio Pará e abriga as praias de Caripi, Itupanema e Vila do Conde. Estas estão sob influência direta do complexo portuário ali existente, tendo as atividades socioeconômicas desenvolvidas no município, como potencialmente prejudicadas, caso ocorra derramamento de óleo nas águas que as bordejam. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a sensibilidade ambiental das referidas praias, ao derramamento de óleo, à erosão, e à urbanização. A metodologia adotada constou na combinação de dados pretéritos, aquisição e processamento de imagens GeoEye e levantamento de campo apoiado nas propostas voltadas a determinação da declividade, dos níveis de erosão e de urbanização e identificação dos índices de sensibilidade ambiental. Como principais produtos foram gerados mapas de índices de sensibilidades das áreas em escala 1:10.000. Os resultados permitiram identificar 5 Índices de Sensibilidade Ambiental ao derramamento de óleo. Com relação ao nível de sensibilidade das praias à erosão, verificou-se que Itupanema e Vila do Conde estão sobre forte influência erosiva e, Caripi possui parte de sua extensão submetida a este processo, sendo que o mesmo exerce influencia sobre as relações socioeconômicas do local. Para o nível de urbanização, as duas primeiras praias apresentam baixo percentual de ocupação, enquanto que Caripi apresenta maior extensão e demanda de uso e ocupação.

Author Biographies

Nívia Cristina Vieira Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Bacharel em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário do Estado do Pará; Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará.

Amilcar Carvalho Mendes, Museu Paraense Emílio Goeldi

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará; Pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi

Published

2018-09-27

How to Cite

Vieira Rocha, N. C., & Carvalho Mendes, A. (2018). Análise de sensibilidade e calibração espacial do modelo SWAT aplicado em uma bacia do litoral pernambucano através de dados climáticos observados e de reanálise (Analysis of sensitivity and calibration of the SWAT model applied in a basin in northeast of Brazil using observed and reanalysis climatic data). Brazilian Journal of Physical Geography, 11(1), 234–313. https://doi.org/10.26848/rbgf.v11.1.p234-313

Similar Articles

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.