Variabilidade espaço-temporal dos regimes pluviométricos na Região Metropolitana de Belém

Autores

  • Mateus da Silva Rebelo Universidade Federal do Pará
  • Everaldo Barreiros de Souza Universidade Federal do Pará
  • Richard Reno da Costa Lobato Universidade Federal de Santa Maria
  • Dênis José Cardoso Gomes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v16.5.p2345-2359

Palavras-chave:

Precipitação, Sensoriamento Remoto, Espacialização

Resumo

Considerando que a precipitação é uma das variáveis meteorológicas que interferem diretamente nas atividades socioeconômicas, torna-se imprescindível a investigação da sua variabilidade em escala local e regional. Este trabalho apresenta uma contribuição científica aos estudos observacionais dos padrões espaço/temporal dos regimes pluviométricos sobre a Região Metropolitana de Belém (RMB), englobando sete municípios (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Isabel e Castanhal). Utilizam-se os dados pontuais medidos pelas estações meteorológicas de Belém e Castanhal, oriundas do Instituto Nacional de Meteorologia e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, respectivamente, bem como dos conjuntos de dados do CHIRPS e MERGE (combinação de dados de estações e estimativa de satélites) dispostos em pontos de grade em alta resolução espacial. As bases de dados contemplam o período de 1990 a 2018. A aplicação da estatística descritiva mostrou que o ciclo anual da precipitação apresenta sazonalidade bem configurada, com o regime chuvoso (Reg.CHUV) mais intenso ocorrendo nos meses consecutivos de janeiro a abril e regime menos chuvoso (Reg.SECO) de julho a novembro. A comparação entre os dados medidos e os estimados indicou a qualidade relativamente melhor da base MERGE em relação ao CHIRPS, principalmente para o Reg.CHUV. Dentre os sete municípios da RMB, o teste de Mann-Kendall evidenciou que somente Belém apresenta tendência positiva estatisticamente significante de aumento da precipitação do Reg.CHUV. A configuração espacial das anomalias de precipitação da RBM, em associação aos eventos ENOS e das fases do gradiente de TSM do Atlântico intertropical, indicaram impactos diferenciados ao longo dos municípios da região metropolitana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus da Silva Rebelo, Universidade Federal do Pará

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, no qual cursou pela Universidade Federal do Pará. Atuou no projeto de cooperação técnica entre SUDAM/UFPA e teve como principais conhecimentos nos seguintes temas: hidrometeorologia, agrometeorologia e climatologia.

Everaldo Barreiros de Souza, Universidade Federal do Pará

Everaldo Barreiros de Souza é Servidor Público Federal concursado e atualmente exerce o cargo de PROFESSOR TITULAR do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém-PA na Amazônia oriental. Doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP/IAG, 2003), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC, 1997) e Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1993). Desde 2006 é Professor da Faculdade de Meteorologia (FAMET) e desde 2007 é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais (PPGCA) da UFPA/MPEG/EMBRAPA (Curso Nota 5 - CAPES). Coordenador do PPGCA no triênio 2018/2019/2020. Bolsista PQ-2 Produtividade em Pesquisa do CNPQ desde 2006. Foi Membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e Autor principal do Cap. 9 (Mudanças ambientais de curto e longo prazo) que foi publicado no Primeiro Relatório da Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas. Foi Coordenador geral do Projeto de Núcleo de Excelência na UFPA denominado de Rede de Mudanças Climáticas e Ambientais do Pará com financiamento pelo Edital PRONEX/CNPQ/FAPESPA de 2010 a 2019. Nos últimos 10 anos foi Coordenador de 12 Projetos de Pesquisa científica/tecnológica financiados pelas Agências FINEP, CNPQ, CAPES, SUDAM, FAPESPA. Como Orientador principal já concluiu a orientação de 09 Teses de Doutorado, 11 Dissertações de Mestrado e mais de 40 TCC/Bolsas PIBIC, bem como foi tutor de 06 bolsistas de Pós-Doutorado. Publicou mais de 100 artigos científicos em Periódicos Nacionais e International Journals. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Climatologia e Hidrologia da Amazônia, Modelagem Climática Regional e Global, Variabilidade e Mudanças Climáticas, Ciências Ambientais e Pesquisas Interdisciplinares no contexto da Amazônia. Outras informações podem ser acessadas em: ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6045-0984 | Web of Science ResearcherID: https://www.webofscience.com/wos/author/record/1299836 | Scholar Google: https://scholar.google.com.br/citations?user=erkpC_4AAAAJ&hl=en | ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Everaldo_De_Souza 

Richard Reno da Costa Lobato, Universidade Federal de Santa Maria

Meteorologista formado pela Universidade Federal do Pará, ocupou o cargo na coordenadoria estudantil do Centro Acadêmico de Meteorologia (gestão 2018) e comunicação (gestão 2019). Foi estagiário do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM BE), órgão subordinado ao Ministério da Defesa, criado em 17 de abril de 2002 com objetivo de promover a proteção, inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Local onde as seguintes atividades foram desenvolvidas: Conferência de mensagens relativas a focos de calor, pelos satélites de órbita polar; Inserção de previsões meteorológicas na página web do CENSIPAM; Execução de comandos básicos de Linux e instalação de modelos numéricos de mesoescala WRF; Total acesso a plataforma de monitoramento de descargas elétricas, pela rede starnet; Alimentação de planilhas EXCEL com a previsão do tempo para os municípios do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/VOLUNTÁRIO), no período de setembro de 2019 a março de 2020, com carga horária de 20 horas semanais, desenvolvendo suas atividades no projeto de pesquisa: Caracterização da convecção rasa e profunda na Amazônia Oriental. Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, aluno de doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Dênis José Cardoso Gomes, Universidade do Estado do Pará

Doutorando (2023-Atual) e Mestre (2021-2022) em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde é membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional (NUPAD) aplicando técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para investigar as influências climáticas e do desmatamento nos cenários hidroambientais como: processos erosivos, serviços ecossistêmicos. Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2016-2020). Tem experiência na área da Geociência com ênfase em Meteorologia nas áreas: Hidrometeorologia; Climatologia; Desastres Naturais (Erosão do solo e Inundações); Meteorologia Ambiental; Uso e ocupação da terra; Biometeorologia; Geoprocessamento (QGIS, ArcGIS). Foi bolsista PIBIC/UFPA (2016 - 2017) e Monitor (2017 - 2019) gerenciando o Laboratório de Estudos de Modelagem Hidroambientais (LEMHA), coordenando a elaboração de banco de dados, mapeamento ambiental (precipitação, uso e cobertura da terra, NDVI, declividade, geomorfologia, pedologia, risco á erosão e inundações).

Referências

ANA. Agência Nacional das Águas. Dados de Precipitação. Disponível em: http://www.snirh.gov.br/hidroweb/publico/medicoes_historicas_abas.jsf. Acesso: 03/01/2021.

Aragão, J.O.R., 1998. O Impacto do ENSO e do Dipolo do Atlântico no Nordeste do Brasil. Bulletin de l’Institut Français d’Études Andines 27 (3), 839-844. https://doi.org/10.3406/bifea.1998.1339.

Asfaw, A., Simane, B., Hassen, A., Bantider, A., 2018. Variability and time series trend analysis of rainfall and temperature in northcentral Ethiopia: a case study in Woleka sub-basin. Weather and Climate Extremes 19, 29-41. https://doi.org/10.1016/j.wace.2017.12.002.

Ayanlade, A., Radeny, M., Morton, J.F., Muchuba, T., 2018. Rainfall variability and drought characteristics in two agro-climatic zones: na assessment of climate change challenges in Africa. Science of the Total Environmental 630, 728-737. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.02.196.

Barichivich, J., Gloor, E., Peylin, P., Brienen, R., Shongart, J., Espinoza, J.C., Pattnayak, Kanhu, 2018. Recent intensification of Amazon flooding extremes driven by strengthened Walker circulation. Science Advances 4 (9), 1-7. https://doi.org/10.1126/sciadv.aat8785

Bastos, T.X., Pacheco, N.A., Nechet, D., Sá, T. D.A., 2002. Aspectos climáticos de Belém nos últimos cem anos. Embrapa Amazônia Oriental-Documentos (INFOTECA-E).

Batista, P.S., 2019. Validação dos dados de precipitação pluvial do produto Merge para a Amazônia Central. Tese de Doutorado. UFOPA.

Bayissa, Y., Tadesse, T., Demisse, G., Shiferaw, A., 2017. Evaluation of satellite-based rainfall estimates and application to monitor meteorological drought for the upper blue nile basin, Ethiopia. Remote Sensing 9 (7), 669. https://doi.org/10.3390/rs9070669

Campos, T.L.O.B., Mota, M.A.S., Santos, S.R. Q., 2015. Eventos extremos de precipitação em Belém-PA: uma revisão de notícias históricas de jornais. Revista Ambiente & Água 10 (1), 182-194. https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1433.

Canchala, T., Alfonso-Morales, W., Cerón, W. L., Carvajal-Escobar, Y. Caicedo-Bravo, E., 2020. Teleconnections between monthly rainfall variability and large-scale climate indices in Southwestern Colombia. Water 12, 1-20. https://doi.org/10.3390/w12071863.

Costa, C.E.A.S., Blanco, C.J.C., 2018. Influência da variabilidade climática sobre a erosividade em Belém (PA). Revista Brasileira de Meteorologia 33 (3), 509-520. https://doi.org/10.1590/0102-7786333010.

Costa, H.C., Marcuzzo, F.F.N., Ferreira, O.M., Andrade, L.R., 2012. Espacialização e sazonalidade da precipitação pluviométrica do Estado de Goiás e Distrito Federal. Revista Brasileira de Geografia Física 5 (1), 87-10. https://doi.org/10.26848/rbgf.v5i1.232785.

Costa, J., Pereira, G., Siqueira, M.E., Cardozo, F., Silva, V.V., 2019. Validação dos dados de precipitação estimados pelo CHIRPS para o Brasil. Revista Brasileira de Climatologia 24, 228-243. https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.60237.

Deschamps, M.V., Delgado, P.R., Sugamosto, M., Cintra, A.P.U., Ignácio, S.A., 2009. Vulnerabilidade socioambiental nas regiões metropolitanas brasileiras. Fortaleza: Observatório das Metrópoles–IPPUR/FASE.

Firpo, M.Â.F., 2012. Influências remotas das TSM dos Oceanos Pacífico e Atlântico e da oscilação Antártica na variabilidade climática interanual no Rio Grande do Sul e suas inter-relações. 234 f. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São José dos Campos.

Funk, C., Peterson, P., Landsfeld, M., Pedreros, D., Verdin, J., Shukla, S., Husak, G., Rowland, J., Harrison, L., Hoell, A., Michaelsen, J., 2015. The climate hazards infrared precipitation with stations - a new environmental record for monitoring extremes. Nature Scientific Data 2, 150066. https://doi.org/10.1038/sdata.2015.66.

Gille, F.S.S., Mota, M.A.S., 2014. Importância das condições termodinâmicas nos eventos extremos de precipitação na cidade de Belém e região metropolitana. Revista Brasileira de Meteorologia 29 (esp.), 73-82. https://doi.org/10.1590/0102-78620130066.

Golkarian, A., Khosravi, K., Panahi, M., Clague, J. J., 2023. Spatial variability of soil water erosion: comparing empirical and intelligent techniques. Geoscience Frontiers 14, 1-16. https://doi.org/10.1016/j.gsf.2022.101456.

Gomes, D.J.C., Beltrão, N.E.S., Pereira, F.M., Reis, A.C.M., Pinheiro, A.M.P., Silva, D.F., 2022. Estimativa de precipitação dos dados CHIRPS e GPCC em anos de extremos climáticos, bacia hidrográfica do rio Guamá-PA. Revista Brasileira de Geografia Física 15 (3), 1583-1598. https://doi.org/10.26848/rbgf.v15.3.p1583-1598.

Huang, F., Chen, J., Du, Z., Yao, Z., Huang, J., Jiang, Q., Chang, Z., Li, S., 2020. Landslide susceptibility prediction considering regional soil erosion based on machine-learning models. International Journal of Geo-Information 9 (6), 1-24. https://doi.org/10.3390/ijgi9060377.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). População. Disponível: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao.html. Acesso: 08/02/2020.

INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Mapas de Climatologia. Banco de Dados Meteorológicos. Disponível: https://clima.inmet.gov.br/. Acesso: 12/12/2021.

Kinda, S.R., Badolo, F., Tajani, F., 2019. Does rainfall variability matter for food security in developing countries? Cogent Economics & Finance 7 (1), 1-16. https://doi.org/10.1080/23322039.2019.1640098.

Kousky, V.E., Kagano, M.T., Cavalcanti, I., 1984. A review of the Southern Oscillation: oceanic‐atmospheric circulation changes and related rainfall anomalies. Tellus A 36 (5), 490-504. https://doi.org/10.1111/j.16000870.1984.tb00264.x.

Kundezewicz, Z., Szwed, M., Pinskwar, I., 2019. Climate variability and floods – a global review. Water 11 (7), 1-24. https://doi.org/10.3390/w11071399.

Leweri, C.M., Msuha, M.J., Treydte, A.C., 2021. Rainfall variability and socio-economic constraints on livestock production in the Ngorongoro conservation area, Tanzania. SN Applied Sciences 3 (123), 1-10. https://doi.org/10.1007/s42452-020-04111-0.

Lima, A.M.M., Ferreira, N.S., Silva, M.V.S., Costa, A.M.S., 2021. Dinâmica do hidroterritório da Região Metropolitana de Belém (PA). Research, Society and Development 10 (5), 1-19. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14723.

Lira, B.R.P., Lopez, L.N.A., Chavez, J.R., Santana, L.R., Fernandez, L.L., 2020. Identificação de Homogeneidade, Tendência e Magnitude da Precipitação em Belém (Pará) entre 1968 e 2018. Anuário do Instituto de Geociências 43 (4), 426-439. https://doi.org/10.11137/2020_4_426_439.

Moreira, F.S.A., Dias, G.F.M., Vitorino, M.I., Silva, J.C.C., 2019. Efeitos da precipitação e topografia para o risco de inundações na cidade de Belém-PA. Revista Brasileira de Geografia Física 12 (7), 2716-2728. https://doi.org/10.26848/rbgf.v12.7.p2716-2728.

Moreira, F.S.A., Ferreira, G.R.B., Dias, L.C., Vitorino, M.I., 2019. Variabilidade da precipitação na cidade de Belém-PA e sua relação com a incidência de Leptospirose. Revista Brasileira de Geografia Física 12 (1), 71-80. https://doi.org/10.26848/rbgf.v12.1.p071-080.

Moura, M.N., Vitorino, M.I., Adami, M., 2018. Análise de componentes principais da precipitação pluvial associada à produtividade de soja na Amazônia Legal. Revista Brasileira de Climatologia 22, 574-588.

Mu, Y., Jones, C., 2022. An observational analysis of precipitation and deforestation age in the Brazilian Legal Amazon. Atmospheric Research 271, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.atmosres.2022.106122.

NOAA. National Oceanic and Administration Atmospheric. Disponível em: < https://www.esrl.noaa.gov/psd/data/climateindices/list/>. Acesso em: 03 mai. 2021.

Nylander, J.D.A., Barros, A.J.A, Mesquita, K.F.C., Bezerra, G.C.M., Pereira, J.A.R., 2021. Análise das causas e consequências de inundações e alagamentos na bacia hidrográfica da Tamandaré do município de Belém/PA. Brazilian Journal of Development 7 (5), 49335-49348.https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29920.

Paca, V.H.M., Espinoza-Dávalos, G., Moreira, D.M., Comair, G., 2020. Variability of trends in precipitation across the Amazon river basin determined from CHIRPS precipitation product and from station records. Water 12 (5), 1-22. https://doi.org/10.3390/w12051244.

Pessoa, F.C.L., Rodrigues, B.D., Ferreira Filho, D.F., 2022. Análise espacial e temporal da erosividade das chuvas no Estado do Pará – Brasil a partir de dados de satélite. Revista Brasileira de Climatologia 31, 697-723. https://doi.org/10.55761/abclima.v31i18.15850.

Reis, A.A., Fernandes, W.S., Ramos, M, 2020. Assessing two precipitation data sources at basins of special interest to hydropower production in Brazil. Revista Brasileira de Recursos Hídricos 25 (14), 1-16. https://doi.org/10.1590/23180331.252020190068.

Reynolds, R., Smith, T., Liu, C., Chelton, D., Casey, K., Schlax, M., 2007. Daily high-resolution blended analyses for sea surface temperature. Journal Climate 20, 5473-5496. https://doi.org/10.1175/2007JCLI1824.1.

Ropelewski, C., Halpert, M., 1987. Global and regional scale precipitation patterns associated with the El Niño/Southern Oscillation. Monthly weather review 115 (8), 1606-1626. https://doi.org/10.1175/15200493(1987)115%3C1606:GARSPP%3E2.0.CO;2.

Rosas, M.A., Vanacker, V., Viveen, W., Gutierrez, R.R., Huggel, C., 2020. The potential impact of climate variability on siltation of Andean reservoirs. Journal of hydrology 581. https://doi.org/10.1016/j.jhydrol.2019.124396.

Rozante, J.R., Moreira, D.S., Godoy, R.C.M., Fernandes, A.A., 2014. Multi-model ensemble: technique and validation. Geoscientific Model Development 7 (5), 2333-2343. https://doi.org/10.5194/gmd-7-2333-2014.

Rozante, J.R., Moreira, D.S., Gonçalves, L.G., Vila, D., 2010. Combining TRMM and surface observations of precipitation: technique and validation over South America. Weather and Forecasting 25, 885-894.https://doi.org/10.1175/2010WAF2222325.1.

Santos, M.R.S., Vitorino, M.I., Pimentel, M.A. S., 2017. Vulnerabilidade e mudanças climáticas: análise socioambiental em uma mesorregião da Amazônia. Revista Ambiente & Água 12 (5), 842-854. https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2017.

Santos, M.R.S., Vitorino, M.I., Sodré, G.R.C., Oliveira, V.G., 2019. Identificação de extremos de chuva na mesorregião metropolitana de Belém: o uso do modelo box plot para a gestão socioambiental. Revista Brasileira de Geografia Física 12 (4), 1554-1562. https://doi.org/10.26848/rbgf.v12.4.p1554-1562.

Santos, M.R.S., Vitorino, M.I., Pimentel, M.A. S., Souto, J.I.O., 2017. Análise da distribuição espaço-temporal da chuva na mesorregião Metropolitana de Belém-Pará: contribuições da técnica de sensoriameno remoto. Caminhos da Geografia 18 (62), 49-58. https://doi.org/10.14393/RCG186205.

Santos, T.O., Andrade Filho, V.S., França, R.S., Gomes, W.B., Rocha, V.M., 2021. Caracterização e variabilidade climática baseada em séries de temperatura e precipitação nos municípios de Manaus (AM) e Belém (PA). Entrelugar 13 (24), 321-345. https://doi.org/10.30612/rel.v12i24.15141.

Silva, E.R.M., Barbosa, I.C.C. Silva, H.J.F., Costa, L.G.S., Rocha, E.J.P., 2020. Análise do desempenho da estimativa de precipitação do produto CHIRPS para sub-bacia do rio Apeú, Castanhal-PA. Revista Brasileira de Geografia Física 13 (3), 1094-1105.https://doi.org/10.26848/rbgf.v13.3.p1094-1105.

Smith, T., Arkin, P., Ren, L., Shen, S., 2012. Improved reconstruction of global precipitation since 1900. Journal of Atmospheric and Oceanic Technology 29 (10), 1505-1517. https://doi.org/10.1175/JTECH-D-12-00001.1.

Sodré, G.R.C., Rodrigues, L.L.M., 2013. Comparação entre estimativa da precipitação observada pela técnica CMORPH e estações

meteorológicas do INMET em diferentes regiões do Brasil, Revista Brasileira de Geografia Física 6 (2), 301-307.

Souza, W.M., Azevedo, P.V., Araújo, L.E., 2012. Classificação da precipitação diária e impactos decorrentes dos desastres associados às chuvas na cidade do Recife-PE, Revista Brasileira de Geografia Física 5 (2), 250-268. https://doi.org/10.26848/rbgf.v5i2.232788.

Vargas, D., Pucha-Cofrep, D., Serrano-Vincenti, S., Burneo, A., Carlosama, L., Herrera, M., Cerna, M., Molnár, M., Jull, T., Temovski, M., László, E., Futó, I., Horváth, A., Palcsu, L., 2022. ITCZ precipitation and cloud cover excursions control Cedrela nebulosa tree-ring oxygen and carbon isotopes in the northwestern Amazon. Global and Planetary Change 211, 1-15. https://doi.org/10.1016/j.gloplacha.2022.103791.

Downloads

Publicado

2023-10-01

Como Citar

Rebelo, M. da S., Souza, E. B. de, Lobato, R. R. da C., & Gomes, D. J. C. (2023). Variabilidade espaço-temporal dos regimes pluviométricos na Região Metropolitana de Belém. Revista Brasileira De Geografia Física, 16(5), 2345–2359. https://doi.org/10.26848/rbgf.v16.5.p2345-2359

Edição

Seção

Climatologia e Meteorologia

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>