Horizontes Descolonizados
fotografia, ontologias e a reinvenção dos espaços
Schlagworte:
fotografia etnográfica, juventudes universitárias, descolonização dos espaços, Parnaíba (PI) , Praia do CoqueiroAbstract
O objetivo deste trabalho é documentar a experiência coletiva de jovens universitários de diferentes cursos em um espaço de lazer, compartilhamento de saberes e interações. Dando início as experiências coletivas e narrativas nativas trazendo suas próprias perspectivas sobre pertencimento, conhecimento e território. Dialogando entre saberes dos conhecimentos acadêmicos e saberes cotidianos ou tradicionais. Em uma intersecção entre ciência e experiência prática, diluindo a distância desses dois mundos. Dando voz à descolonização dos espaços, em uma relação entre identidades e espaços urbanos e naturais, além de compartilhar como esses corpos ocupam e também ressignificam esses lugares. O projeto foi realizado no dia 15 de fevereiro de 2025 no Piauí, nas cidades de Parnaíba e na praia do Coqueiro, município de Luís Correia.
Literaturhinweise
BOURDIEU, Pierre. 1965. Essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Editions de Minuit.
GEERTZ, Clifford. 2008. The interpretation of cultures. Basic Books.
KOSSOY, Boris. 2012. Fotografia & história. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MIGNOLO, Walter. 2011. The darker side of Western modernity: Global futures, decolonial options. Duke University Press.
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2014. Epistemologies of the South: Justice against epistemicide. Routledge.
SOARES, Miguel Augusto Pinto. 2007. Representações da morte: fotografia e memória. Brasil, Dissertação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Sávio Augusto Carvalho Teixeira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Direitos Autorais para textos publicados na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. No caso de submissão paralela a outro periódico, o texto em questão será excluído imediatamente do processo de avaliação e não será publicado na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas.