A instrução pública do Serro/MG como microcosmo da educação brasileira (1821-1840)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2019.37.2.10

Palavras-chave:

História da educação, História do Brasil, Trabalho docente, Cotidiano escolar

Resumo

A história da educação brasileira no período entre 1821 e 1840 é analisada a partir de um microcosmo que é a cidade do Serro/MG, antiga vila do ouro do século XVIII. Por apresentar características próprias como a permanência do padroado como estrutura de poder local, o discurso das elites locais sobre a modernização da educação brasileira e uma constante iniciativa de introdução e manutenção da instrução pública, em especial de primeiras letras, acreditamos que a cidade mineira é como um microcosmo da educação em território nacional. A metodologia baseia-se no mapeamento, coleta e análise de documentos de arquivos públicos e particulares bem como da leitura dos livros de autores especializados no tema. O resultado esperado é que apresentemos um microcosmo da educação nacional do período de 1821-1840 a partir da cidade-sede da Comarca do Serro do Frio.

Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, IFMG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

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Publicado

02-01-2020