A “REINVENÇÃO” DA NEGRITUDE A PARTIR DA SERRA DA BARRIGA (AL)
Resumo
O artigo investiga a importância da Serra da Barriga, patrimônio histórico nacional, como referência de identidade para militantes do Movimento Negro Brasileiro. A partir de uma experiência pessoal, o autor descreve aspectos da militância do Movimento Negro Brasileiro, onde se inseriu após leitura de alguns intelectuais negros no início da década de oitenta do século XX. Em seguida tece considerações históricas sobre o Quilombo de Palmares e finaliza com uma rápida descrição da atual Serra da Barriga, lugar de memória para os afro-brasileiros.
Palavras-chaves: Memória; Identidade; Patrimônio
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.