O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE 1968 NA CIDADE DO MÉXICO VISTO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA
Resumo
A história do movimento estudantil de 1968 no México tem sido estudada a partir de diferentes ângulos e enfoques nos últimos quarenta anos. Contudo, não se analisa o papel estratégico desempenhado pelas fotografias no desenrolar dos acontecimentos. Neste artigo faz-se uma revisão da cobertura foto-jornalística sobre o 68 no México, e se colocam alguns problemas e questionamentos decorrentes dos diversos interesses políticos e ideológicos que subjazem à proposta fotográfica dos jornais diários e revistas. A cobertura fotográfica dos jornais e revistas no México foi muito ampla e obedeceu, em termos gerais, aos lineamentos ditados pelo regime de partido de Estado que governava o país naqueles anos.
Palavras-chave: foto-jornalismo, notícia, movimento estudantil, política
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.