DAS PASSEATAS ESTUDANTIS ÀS LUTAS DOS TRABALHADORES RURAIS, 1968 EM PERNAMBUCO
Resumo
Este artigo traz um pouco dos acontecimentos ocorridos em Pernambuco em 1968. Com base em reportagens publicadas em um jornal local, busca demonstrar que, apesar dos estudantes terem um papel importante, outros personagens se destacaram por sua resistência às difíceis condições de vida e trabalho, que se tornaram piores com a ditadura militar. Este texto relata, de maneira sucinta, algumas lutas estudantis por direitos e liberdades, e outras, desenvolvidas por trabalhadores rurais, contra a exploração do patronato, intensificada após 1964.
Palavras-chave: lutas, estudantes, trabalhadores rurais, direitos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.