Circulação monetária no Brasil Neerlandês. // Currency circulation in Netherlands.
Palavras-chave:
Atlântico Sul, Brasil Holandês, escassez monetária, século dezessete. // South Atlantic, Dutch Brazil, shortage of coins, Seventeenth Century.Resumo
Durante a ocupação neerlandesa do Nordeste da America Portuguesa, o meio circulante era escasso. Nesse artigo, procura-se analisar as causas da falta de “dinheiro de contado” ou numerário na América Portuguesa durante a ocupação neerlandesa (1630 – 1654) e o uso do açúcar como meio de pagamento, uma das consequências dessa escassez.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.