Rapto de mulheres: estratégia na formação de núcleos familiares, Capitania do Piauí, século XVIII. // Rapture of women: strategy in the formation of family nuclei, Capitania do Piauí, 18th century.
Palavras-chave:
Família, Rapto de mulheres, Piauí Colônia. // Family, Kidnapping of women, Piauí Colony.Resumo
O texto aborda a sociedade piauiense em seu processo de formação quando a conquista da terra se achava em fase de consolidação. Tem por base os autos processuais de queixa-crime referentes ao rapto de mulheres no Piauí setecentista, que se constituía em artifício para a formação de núcleos familiares. A idéia central é de que essa prática decorria da predominância numérica dos homens entre os habitantes livres locais e da expectativa de homens e mulheres em conquistarem condição social que consideravam melhor para si e para seus descendentes.
This text deals with the formation of Piauí society at the when the process of territorial conquest was in the stage of consolidation. It analyzes criminal processes involving the kidnapping of women during the 18 th century; a practice witch constituted a stratagem for the formation of family nuclei. The text proposes that this practice derived from both the numerical superiority of males among the free population and the expectations of both men and women who fought to improve their social positions for themselves and their descendants.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.