ESTUDOS DAS CAUSAS DOS NAUFRÁGIOS EM PERNAMBUCO PERTENCENTES À COMPANHIA PERNAMBUCANA DE NAVEGAÇÃO COSTEIRA POR VAPOR (1854-1908).

Carlos Celestino Rios e Souza, Amanda de Azevedo Cavalcanti Tavares

Resumo


O presente trabalho trata do estudo dos fatores causadores de naufrágios de alguns navios pertencentes à Companhia Pernambucana de Navegação Costeira por Vapor (CPNCV) que busca compreender por quais motivos ocorreram tais acidentes marítimos tendo em vista que a navegação a vapor, no século XIX, configurava-se como um invento de ponta, eficiente e ágil. Tem como objetivo principal quantificar, identificar e localizar os sítios de naufrágios, além de avaliar, criticamente, os fatores causadores de cada um dos naufrágios da CPNCV ocorridos no litoral de Pernambuco. A metodologia do trabalho consistiu basicamente na realização de uma ampla pesquisa de cunho histórico e arqueológico sobre os naufrágios. Esta pesquisa buscou compreender os motivos pelos quais poucas empresas de navegação atuaram no Brasil durante o período oitocentista, assim como contribuir para futuras pesquisas acerca dos fatores causadores de naufrágios de navios a vapor e seus critérios de abandono.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 .

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

                        

                

eISSN: 2525-5649  Av. da Arquitetura, s/n CFCH-10°Andar, CDU - Recife-PE - CEP: 50740-550 Fone:+55(81)2126-8292  editorclio@gmail.com

                                                                                                                                                                         em 20. Set. 2018 Contador de visitas