A intendência de Porto Alegre e o controle das águas na Primeira República
Palavras-chave:
Porto Alegre, Controle, Abastecimento de águaResumo
A proposta do artigo consiste em abordar a história do abastecimento de água na cidade de Porto Alegre, no período da Primeira República. O foco do texto foi direcionado para as estratégias e ações que o poder público municipal desenvolveu durante a criação e expansão do serviço público de abastecimento de água na respectiva cidade. O conjunto destas estratégias e ações, pesquisado nas fontes documentais, permite compreender como a municipalidade procurou controlar o abastecimento de água articulando projetos e obras de engenharia com leis, regulamentos e procedimentos administrativos.
Referências
AXT, Gunter. A indústria de energia elétrica no Rio Grande do Sul. Dos primórdios a formação da empresa pública, 1887-1959. Dissertação (Mestrado em História). Porto Alegre: UFRGS, 1995.
AXT, Gunter. Gênese do Estado Moderno no Rio Grande do Sul. 1889-1929. Porto Alegre: Editora Paiol, 2011.
BAKOS, Margaret Marchiori. Municipalização e endividamento: características da administração pública municipal de Porto Alegre, de 1897 a 1937. In: WEIMER, Günter (Org.). Urbanismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1992, p. 75-93.
BAKOS, Margaret Marchiori. Porto Alegre e seus eternos intendentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
BORDI DE RAGUCCI, Olga N. El agua privada en Buenos Aires (1856-1892). Negocio y fracaso. Buenos Aires: Editorial Vinciguerra, 1997.
FORTES, Alexandre. Nós do Quarto Distrito. A classe trabalhadora porto-alegrense e a era Vargas. Caxias do Sul: Edusc – Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
MATÉS-BARCO, Juan Manuel. La conquista del agua. Historia económica del abastecimiento urbano. Jaén: Universidad de Jaén, 1999.
UEDA, Vanda. A construção, a destruição e a reconstrução do espaço urbano na cidade de Porto Alegre no começo do século XX. Espaço e Tempo, n. 19. São Paulo: GEOUSP, 2006, p. 141-150.
PRESTES, Antônio João Dias. O rio se renova, permitindo que os erros do passado sejam corrigidos. Estado e sociedade nas iniciativas para recuperação ambiental do Guaíba (1979-2004). Dissertação (Mestrado em História). Porto Alegre: UFRGS, 2012.
RÜCKERT, Fabiano Q. O problema das águas poluídas na cidade de Porto Alegre (1852-1928). Diálogos, v. 17, n.3, p. 1145-1172, set.-dez./2013.
REINHEIMER, Dalva. A navegação fluvial na República Velha gaúcha. São Leopoldo: OIKOS, 2010.
TARGA, Luiz Roberto P. A política fiscal modernizadora do Partido Republicano Rio-Grandense. In: GOLIN, Tau; BOEIRA; Nelson (Coord.). República Velha (1889-1930). Tomo I, Volume 3. Passo Fundo: Méritos, 2007, p. 247-273.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.