“Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.15Palavras-chave:
História, Memória, Teresina, Escola Santo Afonso RodriguezResumo
O presente artigo analisa o processo da implantação da Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez (EASAR), na cidade de Teresina, bem como ressalta como esta instituição alterou a dinâmica dos projetos de vida dos sujeitos que viviam na região, tendo se configurado como um instrumento essencial à oferta de serviços básicos e culturais para esta comunidade que, à época, localizava-se no povoado Socopo, atualmente, um bairro da capital piauiense. Por meio de fontes hemerográficas, imagéticas e orais e adotando a metodologia de história oral, o estudo apresenta a escola como um lugar de memória, segundo as acepções de Pierre Nora, que se constitui enquanto lugar de pertencimento na memória coletiva do grupo social analisado.Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir Contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BACELLAR, Olavo Ivahoé de B; LIMA, Gerson Portela. Causas e tendências do processo migratório piauiense. Teresina, Fundação CEPRO, 1990.
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos & abusos da história oral. Rio de janeiro: Editora: FGV, 2006.
BOFF, Leonardo. Igreja: carisma e poder. Petrópolis: Vozes, 1981.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto. 9ª ed. 2018.
CARVALHO JR., Dagoberto. História Episcopal do Piauí. Teresina: Academia Piauiense de Letras. 1980.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
COLÉGIO DIOCESANO SÃO FRANCISCO DE SALES. Diocesano: 90 anos educando para a beleza da paz (1906-1996). Teresina. 1996.
COUTINHO, Teresinha da Silva. Entrevista concedida a Víviam Cathaline de Sousa Ferreira. Teresina, 23 de outubro de 2015.
CUNHA E SILVA. Ideia Feliz. O Dia, Teresina, 31 de janeiro de 1960. Nº 718. Ano IX. p. 06.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação brasileira. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; KLAUS, Viviane. Entre Tradição e Inovação: percursos da história da educação de uma instituição jesuíta (Unisinos – 1953-2016). Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: v.41, n. especial, dez. 2016. p. 1485-1506.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista brasileira de História da Educação. Campinas: v. 01, n. 1, 2001.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1998.
LOPES, Antônio de Pádua Carvalho. Os discursos em torno do retorno dos jesuítas ao Piauí na década de 1960: o Colégio Diocesano entre continuidades e rupturas. In: SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses Sousa; CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Os jesuítas no Brasil: entre a Colônia e a República. Brasília: Unesco, 2016.
MOTA, Vilani de Sousa. Entrevista concedida a Víviam Cathaline de Sousa Ferreira. Teresina, 19 de junho de 2016.
NASCIMENTO, Francisca Maria do. Entrevista concedida a Víviam Cathaline de Sousa Ferreira. Teresina, 25 de junho de 2016.
NORA, Pierre. Entre Memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo, 1984.
OLIVEIRA, Stanley Braz de. A Geo-história de Teresina na perspectiva das ações da Igreja católica, no âmbito da educação: 1903-1963. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2014.
PEREIRA, Luciana de Lima. A Igreja Católica em “tempos mundanos”: a luta pela construção de uma Neocristandade em Teresina (1948-1960). Dissertação – Mestrado em História do Brasil, UFPI. Teresina, 2008.
QUEIROZ, Teresinha. Educação no Piauí (1880-1930). Imperatriz, MA: Ética, 2008.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: SP: Editora da UNICAMP, 2007.
SOUSA, Francisco Coutinho de. Entrevista concedida a Víviam Cathaline de Sousa Ferreira. Teresina. 23 de junho de 2016.
TERESINA. Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação. Plano de Desenvolvimento Local Integrado de Teresina. 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.