“Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.15

Palavras-chave:

História, Memória, Teresina, Escola Santo Afonso Rodriguez

Resumo

O presente artigo analisa o processo da implantação da Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez (EASAR), na cidade de Teresina, bem como ressalta como esta instituição alterou a dinâmica dos projetos de vida dos sujeitos que viviam na região, tendo se configurado como um instrumento essencial à oferta de serviços básicos e culturais para esta comunidade que, à época, localizava-se no povoado Socopo, atualmente, um bairro da capital piauiense. Por meio de fontes hemerográficas, imagéticas e orais e adotando a metodologia de história oral, o estudo apresenta a escola como um lugar de memória, segundo as acepções de Pierre Nora, que se constitui enquanto lugar de pertencimento na memória coletiva do grupo social analisado.

Biografia do Autor

Cláudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Departamento de História

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí.Bolsista de Produtividade Científica/UFPI

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Departamento de História.

Coordenadora do PIBID/HISTÓRIA/CAPES/UFPI.

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Víviam Cathaline de Sousa Ferreira, Universidade Federal do Piauí/ Instituto Dom Barreto

Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí e professora do Ensino Fundamental na rede particular de ensino da cidade de Teresina.

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Publicado

21-01-2022