MARACATUS-NAÇÃO ENTRE OS MODERNISTAS E A TRADIÇÃO: DISCUTINDO MEDIAÇÕES CULTURAIS NO RECIFE DOS ANOS 1930 E 1940.
Resumo
O presente trabalho tem corno objetivo discutir a presença da cultura popular nas manifestações culturais e artísticas do movimento modernista, nas décadas de 1930 e 1940, em Pernambuco, enquanto geradora de temas identitários, contribuindo para a constituição de um modo de ser, para a invenção da pemambucanidade. Diante da diversidade que a questão aborda, escolhemos analisar a presença do maracatu-nação nas obras de Lula Cardos Ayres, Ascenso Ferreira e Capíba. Entendemos que, para a história dos maracatus-nação, trata-se de um momento privilegiado, na medida em que o movimento de mediação cultural resultará numa legitimidade social e política do folguedo, que passa a ser visto como a mais legitima e autêntica dentre as manifestações da cultura popular pernambucana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 .

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.


