História Local e (re) construção de identidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.18

Palavras-chave:

História Local, Cultura, Ensino

Resumo

O artigo apresenta discussões a respeito da importância da História Local como método de abordagem ao longo do Ensino Fundamental, para constituir-se como uma ferramenta que possibilita a (re) construção, ou identificação das identidades locais, considerando os elementos culturais, para que vise suavizar os impactos do processo de globalização sob as identidades. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, sob o método relativista, que entrevistou professores e gestores que atuam em escolas públicas municipais e estaduais dos municípios de Herveiras e Rio Pardo, do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que a História Local tem um papel significativo na Educação Patrimonial e na construção das memórias que levam ao relevante processo de construção das identidades.

Biografia do Autor

José Antonio Moraes do Nascimento, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em História e Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade de Santa Cruz do Sul

Referências

BARROS, José D´Assunção. O campo da História. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2005.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CALLAI, Helena C.; ZARTH, Paulo A. O estudo do município e o ensino de História e Geografia. Ijuí: UNIJUÍ Ed., 1988.

CORREA, Sílvio M. de S. História local e seu devir historiográfico. MÉTIS: história & cultura – v. 2, n. 2, p. 11-32, jul./dez. 2002.

ETGES, Virginia Elisabeta; DEGRANDI, José Odim. Desenvolvimento regional: a diversidade regional como potencialidade. RBDR, Blumenau, v.1, n.1, p. 85-94, abril. 2013.

FERREIRA, Marieta de M. OLIVEIRA, Margarida M. D (Cord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

FLORES, Murilo. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento - Uma visão do estado da arte. Santiago, Chile: RIMISP, 2006. Disponível em: http://indicadores.fecam.org.br/uploads/28/arquivos/4069_FLORES_M_Identidade_Territorial_como_Base_as_Estrategias_Desenvolvimento.pdf

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizagens. Campinas, SP: Papirus, 2013.

HAESBAERT, R. Identidades Territoriais. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia Cultural: uma antologia Vol. II. 1ed. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2013, v. II, p. 233-244.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Cultura, Mídia e Educação - Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 22, n 2, p 15-46, jul./dez. 1997.

LARRAIN, Jorge. El concepto de identidad. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 21, p. 30-42, ago. 2003.

LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. Coleção Primeiro Passos. São Paulo: Editora Brasilense, 1981.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1990

ORTIZ, Renato. Cultura e Desenvolvimento. Salvador: Políticas Culturais em Revista, 1(1), p. 122-128, 2008. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3194/2304. Capturado em maio 2016.

PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino de História e Patrimônio Cultural – Um percurso docente. Jundiaí, SP: Paco, 2017.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2018.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço - técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SILVA, Marcos A. da (Org.). República em migalhas - História Regional e Local. São Paulo: Marco Zero/CNPq, 1990.

SOUSA, Israel S.; SILVA, Severino B. Por um ensino de História referenciado na Educação Popular. Revista História Hoje, vol. 5, nº 9184. 2016. Disponível em https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/32/178

SOUZA, Rita de C. L. A história local e as suas abordagens nas salas de aula da rede municipal de educação de Nova Friburgo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 2016.

Downloads

Publicado

21-01-2022