A Cultura histórica no RPG O Desafio dos Bandeirantes: elementos cognitivos, políticos e religiosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.3

Palavras-chave:

RPG, Cultura Histórica, Bandeirantes, Educação Histórica

Resumo

Neste artigo, o role-playing game é analisado sob o prisma do conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen. Por meio de artefatos culturais como o RPG, os jovens constroem conhecimentos a respeito de determinadas experiências históricas e passam a atribuir sentido a elas. Conhecendo melhor esses artefatos, podemos partir deles para possibilitar uma aprendizagem histórica crítica e que não esteja desconectada da cultura histórica disponível. Dito isso, o presente artigo analisa como o jogo O Desafio dos Bandeirantes estetiza as dimensões cognitiva, política e religiosa da cultura histórica.

Biografia do Autor

Caio Silva, UFMT

Mestre em História pela UEM. Doutorando em História pela UFMT. Professor de história efetivo na rede estadual de educação do Mato Grosso, município de Cuiabá.

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Publicado

21-01-2022