Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática

Autores

  • Wilian Carlos Cipriani Barom Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11

Palavras-chave:

Identidades virtuais, Metodologia quantitativa, Ideias históricas, Didática da história

Resumo

O presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra.

Biografia do Autor

Wilian Carlos Cipriani Barom, Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Atualmente é professor no Departamento de História da mesma universidade.

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Publicado

21-01-2022