Identidades virtuais, pensamento histórico e vida prática
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.11Palavras-chave:
Identidades virtuais, Metodologia quantitativa, Ideias históricas, Didática da históriaResumo
O presente texto busca testar três estereótipos sociais que rondam as discussões políticas e culturais da atualidade em espaços virtuais como Facebook, Twitter e Instagram, a partir de uma proposta metodológica de correlação de ideias históricas. Estes estereótipos, aqui denominados instrumentalmente de Nacionalistas, Individualistas-conservadores e Defensores da Família, tiveram as suas características aproximadas às respostas de 3923 jovens estudantes, de 24 cidades brasileiras, que participaram do Projeto Residente no ano de 2019. Utilizando o Software SPSS Statistics–IBM e sua técnica de tabulação cruzada, refletiu-se sobre a dimensionalidade, presença e ausência destes três perfis nos dados da amostra.
Referências
ALVEZ, Federico; CERRI, Luís Fernando. Ensenanza de historia reciente en Uruguay: pasado y laicidad en el juego de la identidad. Archivos de Ciencias de la Educación, La Plata, v. 3, n. 3, p. 99-112, 2009.
AMÉZOLA, Gonzalo; CERRI, Luís Fernando. La historia del tiempo presente en las escuelas de Argentina y Brasil. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 32, p. 4-16, 2008.
CERRI, Luís Fernando. Dados quantitativos na reflexão didática de estudantes e professores de História. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 138-158, 2016.
CERRI, Luís Fernando; COUDANNES, Mariela. Jovens e sujeitos da História. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 125-140, jan./jun. 2011.
CHAUI, Marilena. A tragédia liberal e a meritocracia. Entrevista. Canal Jornalistas Livres. Disponível em: <http://migre.me/w07p9>. Acessado em: 29 de jan. de 2021.
CRUZ, Matheus Mendanha. Posicionamento Político, Conhecimento Histórico e Pensamento Utópico: Uma Análise Com Dados Quantitativos De Jovens Dos Campos Gerais/Pr - 2017. Araucaria: Revista iberoamericana de filosofía, política y humanidades, v. 21, p. 187-208, 2019.
CUESTA, Virgínia; LINARE, Cecília. La enseñanza y el aprendizaje de la Historia desde la mirada de los jóvenes en el cono Sur. In: XV JORNADAS NACIONALES Y IV INTERNACIONALES DE ENSEÑANZA DE LA HISTORIA APEHUN, 2014.
GARRIGA, Maria Cristina; PAPPIER, Viviana; MORRAS, Valéria. Los jóvenes entre la historia y la política. Primeras aproximaciones a las representaciones de la democracia, los gobiernos militares y la participación política de alumnos de la escuela secundaria. Revista Clio & Associados, Santa Fe/La Plata, n. 14, p. 1-10, 2010.
GEDHI: Grupo de Estudos em Didática da História, 2021. Página inicial. Disponível em: <https://www2.uepg.br/gedhi/>. Acessado em: 29 de jan. de 2021.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
GONZALEZ, Maria Paula. Los jóvenes y la historia en la perspectiva de profesores de Brasil, Argentina y Uruguay, Clío & Asociados. La Historia Enseñada, Santa Fe/La Plata, n. 14, p. 152-166, 2010.
MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa; CARDOSO, Ana Paula Lima. A pessoa com deficiência e a crise das identidades na contemporaneidade, Cadernos de Pesquisa, v. 40, p. 45-61, 2010.
MASCARENHAS, Maíra. Simmel e Goffman: contribuições para o estudo das relações sociais no ambiente escolar, Revista Intratextos, v.4, n.1, p. 240-257, 2012.
MISTURA, Letícia; CAIMI, Flávia Eloisa. Herói, ainda que tardio: uma análise do ensino da história sobre o mito de Tiradentes, Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, 2013.
NASCIMENTO, Manoel Alves do. Erving Goffman, as interações no cotidiano escolar, desvendando o estigma dentro da inclusão escolar. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
OLIVEIRA, Vanessa Florêncio de. O racismo como uma “identidade social virtual”, Revista Sem Aspas, v. 7, n. 2, p. 283–291, 2018.
PACIEVITCH, Caroline. Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em:
<http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427419415_ARQUIVO_Anpuh2015Textocompleto.pdf>. Acesso em: 13/11/2016.
PRADO, Francieli Muller. M.; Marivânia de Araujo. Estigma: a construção da identidade dos 'flanelinhas'. In: IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNICESUMAR, 2015, Maringá. Anais de Eventos. Maringá: IX EPCC, 2015.
RIBEIRO, José Carlos. Múltiplas identidades virtuais: a potencialização das experiências exploratórias do "eu". Contracampo, n.12, p. 171-184, 2005.
SANT’ANNA, Paula Soares. Autorretratos em identidades virtuais: a experiência selfie. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SILVA, Marcos Antonio Carneiro da; MONTEIRO, Diogo Hersen. Entre as normalidades e as anormalidades: Os possíveis estigmas atribuídos aos estudantes considerados portadores do TDAH, nas escolas municipais do Rio de Janeiro, Educação, Sociedade e Culturas, n. 57, p. 145–163, 2020.
SILVA, Admilson Veloso da. et al.. A Construção da Identidade Virtual nos Sites de Relacionamentos. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO XIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0932-1.pdf>. Acesso em: 23/10/2021.
VIEIRA, Kelmara Mendes; DALMORO, Marlon. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. In: XXXII ENCONTRO DA ANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf>. Acesso em: 27/12/2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.