Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4

Palavras-chave:

Ensino de história, Aula-oficina, Sequências didáticas, Conhecimento histórico

Resumo

No presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores.

Biografia do Autor

Jeferson José Gevigier, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Jeferson José Gevigier, Mestre em ensino de História, atua como professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no Colégio Estadual Francisco Ferreira Bastos, Arapongas-PR. E-mail: jgevigier@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8071-5062

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Publicado

21-01-2022