Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4Palavras-chave:
Ensino de história, Aula-oficina, Sequências didáticas, Conhecimento históricoResumo
No presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores.
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Márcia de Almeida; ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís, MONTEIRO, Ana Maria. (Org.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, p. 21-39.
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In. BARCA, Isabel [Org.] Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação [CIED]/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004, p. 131 – 144.
BARCA, Isabel. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)
identidades. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 37- 51, 2012. Disponível
em: <https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/21683>. Acesso em: 26
jun. 2020.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: ed. Zahar, 2001.
CAINELLI, Marlene Rosa; TOMAZINI, Elizabete Cristina de Souza. A Aula-Oficina como campo metodológico para a formação de professores em História: um estudo sobre o PIBID/História/UEL. In: História & Ensino, Londrina, v. 23, n. 2, p. 11-33, jul./dez. 2017.
CERRI, Luis Fernando (org.). Os jovens e a história: Brasil e América do Sul. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2018.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Ed. Especial. Dossiê: Educação Histórica, Curitiba, p. 131-150, Editora UFPR, 2006.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis In: Revista História Hoje, v. 7, nº 13, p. 14-33 – 2018.
RAMOS, Márcia Elisa Teté. Considerações sobre a construção da história escrita, ensinada e divulgada através da matriz disciplinar de Jörn Rüsen. In. Diálogos. Maringá. v. 22, n. 3. 2018.
SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.