História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?

Autores

  • Renilson Rosa Ribeiro Departamento de História e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem / Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) - UFMT
  • Shirley Cláudia da Silva e Souza Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.6

Palavras-chave:

História regional, História local, Ensino Médio, Cáceres, Mato Grosso

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com narrativas de professores de História e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da cidade de Cáceres acerca do ensino de história regional e local. Dedicamos especial atenção à análise da abordagem da História Regional e Local a partir dos estudantes de duas escolas, identificadas como Escola A e Escola B, sem hierarquizar as unidades escolares e seus sujeitos. A pesquisa empírica foi desenvolvida entre março e novembro de 2017 a partir de questionários com questões abertas e fechadas sobre o que os sujeitos conheciam sobre a história de Cáceres e Mato Grosso. Podemos destacar nas análises das narrativas que as formas institucionais e culturais da História de Mato Grosso e de Cáceres privilegiam acontecimentos históricos ancorados no discurso econômico tomando como referência a região Sudeste do Brasil.

 

Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro, Departamento de História e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem / Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) - UFMT

Doutor em História Cultural - UNICAMP

Professor Associado do Departamento de História - UFMT

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Publicado

21-01-2022