150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.2Palavras-chave:
Guerra do Paraguai/Guerra Guasu, Livro didático de história, Aulas de História, Narrativas de estudantesResumo
A Guerra do Paraguai (1864-1870) é considerada uma “história difícil” e traumática para a América Latina, desde seu término constituiu-se em um dos conteúdos escolares sujeitos a inúmeras revisões e manipulações históricas. A partir de pressupostos da Educação Histórica, buscou-se responder à pergunta: “O que os/as estudantes compreendem sobre o conteúdo Guerra do Paraguai a partir das narrativas didáticas e das aulas de história?”. Para tal formulou-se um Instrumento de Pesquisa pertinente à temática que foi aplicado junto a 151 estudantes de cinco escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul (Brasil/MS). Nessa análise apresentamos os resultados dessa investigação.
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