Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil

Autores

  • Cristiano Nicolini Universidade Federal de Goiás
  • Maria da Conceição Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2

Palavras-chave:

Educação histórica, Explicação histórica, Narrativas.

Resumo

Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica.

Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela UFSM

Professor na Faculdade de História UFG e no PPGH UFG

Maria da Conceição Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História

Professora na FH/PPGH UFG

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Publicado

24-03-2022