Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2Palavras-chave:
Educação histórica, Explicação histórica, Narrativas.Resumo
Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica.Referências
BARCA, Isabel; ALVES, Luís Alberto Marques (coord.). Educação Histórica: Perspectivas de Investigação Nacional e Internacional (XV Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica). Porto: CITCEM, 2016.
BARCA, Isabel. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 37-51, jan./jun. 2012.
BARCA, Isabel. Narrativas históricas de alunos em espaços lusófonos. In: BARCA, Isabel (org.). Consciência Histórica na Era da Globalização. Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho: Braga, 2011.
BARCA, Isabel. História e diálogo entre culturas: contributos da teoria de Jörn Rüsen para a orientação temporal dos jovens. Intelligere - Revista de História Intelectual, vol. 3, n. 2, out. 2017, p.1-13.
FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, PPGE, Curitiba, 2012.
GERMINARI, Geyzo. Educação Histórica: a construção de um campo de pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 54-70, jun. 2011.
GEVAERD, Rosi. A narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história. Tese (Doutorado) – PPGE, UFPR, Curitiba, 2009.
MARTINS, Estêvão C. de Rezende. Teoria e Filosofia da História. Contribuições para o Ensino de História. Curitiba: W&A Editores, 2017.
NECHI, Lucas. Educação Histórica e religião: aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos. Dissertação (Mestrado) – PPGE, UFPR, Curitiba, 2011.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Trad. Estevão C. Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015a.
RÜSEN, Jörn. Narrativa histórica: fundamentos, tipo, razão. In: MARTINS, Estevão de Rezende; SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
RÜSEN, Jörn. Forming Historical Consciousness – Towards a Humanistic History Didactics. Antíteses, v. 5, n. 10, p. 519-536, jul./dez. 2012.
SADDI, Rafael. O Estado de Suspensão na aprendizagem histórica: a força estética do conhecimento histórico na instauração de um momento sublime de consciência histórica. Revista História Hoje, v. 5, nº 9, p. 113-130, 2016.
SILVA, Maria da Conceição. Educação Histórica: perspectivas para o ensino de história em Goiás. Sæculum - Revista de História [24]; João Pessoa, p. 197-211, jan./ jun. 2011.
SOBANSKI, Adriane de Quadros. Como os professores e os jovens estudantes do Brasil e de Portugal se relacionam com a ideia de África. Dissertação (Mestrado) – PPGE, UFPR, Curitiba, 2008.
VON BORRIES, Bodo. Jovens e consciência histórica. Organização e tradução de Maria Auxiliadora Schmidt, Marcelo Fronza, Lucas Pydd Nechi. 1ª reedição. Curitiba: W&A Editores, 2018.
Endereços eletrônicos:
MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Disponível em: . Aceso em: 2 jul. 2020.
SINDOIF. Endereço eletrônico da Seção Sindical do Andes – IF. Página criada e mantida pelo SINDOIF. Disponível em:< www.andes.sindoif.org.br>. Acesso em: 26 ago. 2020.
JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ. Página criada e mantida pelo Jornal Diário da Manhã. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.