Troia: uma reflexão sobre cinema, história, tradição oral e sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.22

Palavras-chave:

Troia, Cultura Histórica, Tradição Oral Grega, Didática da História

Resumo

O presente texto é um esforço, sob o olhar da Didática da História de tendência alemã, para perceber a obra cinematográfica, mais especificamente o filme Troia, como uma organização de fatos que aponta para um sentido e o transmite aos espectadores. Desta forma, procuramos argumentar que a obra cinematográfica em questão pode ser utilizada como uma rica fonte em sala de aula, ajudando o estudante a perceber o papel da Indústria Cultural no nosso tempo e como a arte, através da tradição oral grega, também influenciava a Grécia Antiga, valorizando a percepção de que há por trás dos discursos sobre o passado interesses a serem defendidos.

Biografia do Autor

Matheus Mendanha Cruz, Secretaria do estado de educação de Santa Catarina - SED/SC

Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdades São Braz; Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Professor da Educação Básica da rede estadual de Santa Catarina; Integra também o Grupo de Estudo em Didática da História (GEDHI) da UEPG.

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Publicado

21-01-2022