Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4

Palavras-chave:

Mídias, Formação, Ensino, Didática Histórica

Resumo

Neste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Martins da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto.

Thálita Maria Francisco da Silva, Universidade Federal de Goiás

É Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins e doutoranda do PPGECM. 

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantin

É pós-doutor em História pela UNIRO e UFG, professor Adjunto do Curso de História da UFT-Porto Nacional e Professor do quadro permanente do PPGHispam.

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Publicado

24-03-2022