O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História

Autores

  • Wilian Junior Bonete Professor Adjunto - Departamento de História - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.9

Palavras-chave:

Identidade, Ensino de História, Formação Docente, Modernidade, Pós-Modernidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um conjunto de reflexões em torno do conceito de identidade. Argumenta-se que o termo identidade não é algo homogêneo no campo das ciências humanas e sociais e sua utilização no campo do Ensino de História deve ser problematizada. Neste sentido, estabelece-se um diálogo a partir das elaborações teóricas de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall, corroborado por outros autores, no intuito de evidenciar caminhos e possibilidades para o empreendimento de investigações sobre a formação de professores de História.

Biografia do Autor

Wilian Junior Bonete, Professor Adjunto - Departamento de História - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

É Professor Adjunto I do Departamento de História e do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. É Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa Ensino de História, Patrimônio e Subjetividades, sob a orientação da Prof. Dr.ª Kátia Maria Abud (USP/UFMT). É mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, na linha de pesquisa História e Ensino de História, sob a orientação da Prof. Dr.ª Regina Célia Alegro. É Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é Editor Chefe da Revista Voos - Polidisciplinar, do Centro Universitário Guairacá (Gestão 2020-2022). É membro colaborador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH). Tem interesses em temas de pesquisa e ensino como: ensino de História, saberes históricos, pensamento histórico, Didática da História, consciência histórica, Educação de Jovens e Adultos, identidade e formação histórica docente e discente. 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

DUBAR, Claude. A socialização. Construção das identidades sociais e

profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FRAGOSO, Tiago de Oliveira. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Perspectivas Sociais, Pelotas, v.1, n.1, Mar, 2011, p.109-124.

GERMINARI, Geyso Donglei. A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A,

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiência do tempo. São Paulo: Autêntica, 2014.

MARTINS, Estevão de Rezende. Cultura e Poder. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007

MOCELLIM, Alan. A questão da identidade em Giddens e Bauman. Revista Em Tese, UFSC, v.5, n. 1, ago/dez, 2008, p.1-31.

NUNNER-WINKLER, Gertrud. Formação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa. Educação, Porto Alegre, v.34, n.1, jan/abr, 2011.

REIS, José Carlos. História e Teoria. Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. 3ª ed. Rio de Janeiro: ed. FGV, 2006.

RÜSEN, Jörn. A História Entre a Modernidade e a Pós-modernidade. História: questões e debates, Curitiba, v. 14, n. 26/27, p. 80-101, jan./dez. 1997.

RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UNB, 2001.

SANTOS, Clara. A construção Social do conceito de Identidade Profissional. Interacções, Lisboa, n.8, 2005, p.123.

WOOD, Ellen. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ZAMBONI, Ernesta. Panorama das pesquisas no ensino de História. SAECULUM Revista de História, n.6/7, Jan/Dez, 2000/2001, p.106. (Os grifos são nossos).

Downloads

Publicado

24-03-2022