O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.9Keywords:
Identidade, Ensino de História, Formação Docente, Modernidade, Pós-ModernidadeAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar um conjunto de reflexões em torno do conceito de identidade. Argumenta-se que o termo identidade não é algo homogêneo no campo das ciências humanas e sociais e sua utilização no campo do Ensino de História deve ser problematizada. Neste sentido, estabelece-se um diálogo a partir das elaborações teóricas de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall, corroborado por outros autores, no intuito de evidenciar caminhos e possibilidades para o empreendimento de investigações sobre a formação de professores de História.
References
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
DUBAR, Claude. A socialização. Construção das identidades sociais e
profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FRAGOSO, Tiago de Oliveira. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Perspectivas Sociais, Pelotas, v.1, n.1, Mar, 2011, p.109-124.
GERMINARI, Geyso Donglei. A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A,
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiência do tempo. São Paulo: Autêntica, 2014.
MARTINS, Estevão de Rezende. Cultura e Poder. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007
MOCELLIM, Alan. A questão da identidade em Giddens e Bauman. Revista Em Tese, UFSC, v.5, n. 1, ago/dez, 2008, p.1-31.
NUNNER-WINKLER, Gertrud. Formação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa. Educação, Porto Alegre, v.34, n.1, jan/abr, 2011.
REIS, José Carlos. História e Teoria. Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. 3ª ed. Rio de Janeiro: ed. FGV, 2006.
RÜSEN, Jörn. A História Entre a Modernidade e a Pós-modernidade. História: questões e debates, Curitiba, v. 14, n. 26/27, p. 80-101, jan./dez. 1997.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UNB, 2001.
SANTOS, Clara. A construção Social do conceito de Identidade Profissional. Interacções, Lisboa, n.8, 2005, p.123.
WOOD, Ellen. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
ZAMBONI, Ernesta. Panorama das pesquisas no ensino de História. SAECULUM Revista de História, n.6/7, Jan/Dez, 2000/2001, p.106. (Os grifos são nossos).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Upon submitting an article to the CLIO Journal, the author guarantees that the article is original and that it does not contain calumnious or defamatory declarations, that it does not infringe upon any intellectual property rights, be they commercial, industrial or third party, as well as promptly reimbursing the Federal University of Pernambuco/ CLIO Journal for any indemnities, harm caused or costs which may occur because of any breach of these guarantees.
The author retains the copyright on the article, authorizing, however, the Federal University of Pernambuco/CLIO: Historical Research Journal to use of the article in question, in whole or in part, in edited or complete form, in Portuguese or in whatever other language, in printed form or in whatever other form of disclosure, the referred-to institution thereby being exempt of whatever payment of royalties to the author.
 
						 
			
		 
			 
			 
				




