Castelhanadas e comédias: o estereótipo espanhol durante a Restauração Portuguesa (1640-1668)
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.2.08Palavras-chave:
Restauração de Portugal, Circulação de notícias, Relações de sucessoResumo
Este artigo tem um intuito de discutir como diferentes características acerca dos espanhóis foram difundidas pela Europa, enfatizando as publicações portuguesas durante a guerra da Restauração (1640-1668). A partir de relações de sucesso impressas em Lisboa e do periódico Mercurio Portuguez, procuramos demonstrar que o estereótipo de hereges, violentos e sobretudo, de mentirosos, foi utilizado nas publicações portuguesas para desacreditar as informações publicadas do lado castelhano. Buscando compreender como determinadas notícias eram reconhecidas como verdadeiras – mesmo que depois fossem desmentidas – entendemos que a autoridade de quem a vinculava e sua repetição constante contribuía para o “efeito de verdade” alcançado nessa guerra de informação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 .

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.