Castelhanadas e comédias: o estereótipo espanhol durante a Restauração Portuguesa (1640-1668)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.2.08

Palavras-chave:

Restauração de Portugal, Circulação de notícias, Relações de sucesso

Resumo

Este artigo tem um intuito de discutir como diferentes características acerca dos espanhóis foram difundidas pela Europa, enfatizando as publicações portuguesas durante a guerra da Restauração (1640-1668). A partir de relações de sucesso impressas em Lisboa e do periódico Mercurio Portuguez, procuramos demonstrar que o estereótipo de hereges, violentos e sobretudo, de mentirosos, foi utilizado nas publicações portuguesas para desacreditar as informações publicadas do lado castelhano. Buscando compreender como determinadas notícias eram reconhecidas como verdadeiras – mesmo que depois fossem desmentidas – entendemos que a autoridade de quem a vinculava e sua repetição constante contribuía para o “efeito de verdade” alcançado nessa guerra de informação.

Biografia do Autor

Caroline Mendes, Universidade Federal do Mato Grosso

Professora Adjunta de História Moderna e Contemporânea no curso de História do Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisa os impressos de notícias nas sociedades ibéricas do século XVII e tem trabalhado com Humanidades Digitais, Wikipédia e letramento digital. É autora de Nos prelos da Restauração Portuguesa. "Dar ao mundo verdadeira notícia" (2021).

Contato: caroline.mendes@ufmt.br

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Publicado

27-02-2024