A Didática Reconstrutivista da História

um marco na historiografia do Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5649.2024.261228

Palavras-chave:

didática reconstrutivista da história, ensino de história , aula histórica

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (1973) e em Comunicação pela Universidade de Brasília (1968), é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e Doutora em História pela mesma instituição (1997). Realizou Estágio pós-doutoral em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa, em 2001, e pós-doutorado em Teoria da História junto à Universidade de Brasília. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa CNPq - Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica, certificado pela UFPR desde 1999. Participa como pesquisadora na Universidade do Minho, Portugal, na Universidade de Murcia, Espanha, no Centro de Consciência Histórica da University of British Columbia, na Universidade de Barcelona e é consultora da Universidade Estadual de Londrina. Além disso, ocupa a posição de presidente da Associação Iberoamericana de Educação Histórica, sendo Bolsista de Produtividade CNPq.

Arnaldo Martin Szlachta Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado (2009) e Mestre em História Social (2012) pela Universidade Estadual de Londrina; Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Docente na Universidade Federal de Pernambuco desde 2019. 

Downloads

Publicado

11-12-2024