O Ensino de História na Era Digital: Os Games Para Além da Gamificação
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.5Keywords:
Ensino de História, Videogames, Teoria da História, Era DigitalAbstract
O presente artigo realiza uma reflexão em torno das possibilidades do emprego de jogos eletrônicos no ensino de história no nível básico. O artigo parte de reflexões teóricas quanto ao papel da educação, à teoria da história e seu ensino, aos jogos eletrônicos na sociedade contemporânea e as possibilidades de seu emprego no contexto educacional. Em seguida é apresentado de maneira suscinta um estudo de caso desenvolvido através de duas disciplinas-oficinas ministradas pelo autor. Os resultados apontam para a importância de se ampliar a reflexão em torno do emprego de jogos eletrônicos no ensino de história, de se traçar estratégias para tanto, e de se repensar o ensino de história na Era Digital.
References
CASTELLS, Manuel. The Rise of the Network Society. The Information Age: Economy, Society, and Culture, Volume I. Hoboken, John Wiley & Sons Ltd, 2009.
CHAMPION, Erik. Playing with the Past. London, Springer London Limited, 2011.
DA SILVA, João Batista; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. 1–9, 2019. doi:10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309.
DOVEY, Jon; KENNEDY, Helen W. Game cultures. Computer games as new media. Maidenheard, Open Univ. Press, 2009.
DROYSEN, Johann Gustav. Texte zur Geschichtstheorie. Mit ungedruckten Materialien zur “Historik”. (Eds.) BIRTSCH, Günter; RÜSEN, Jörn. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1972.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, Papirus, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2020.
FROMME, Johannes; UNGER, Alexander (Eds.). Computer games and new media cultures. A handbook of digital games studies. Dordrecht, Springer, 2012.
GEE, James Paul. Bons video games e boa aprendizagem. Perspectiva, v. 27, n. 1, p. 167–178, 2009. doi:10.5007/2175-795X.2009v27n1p167.
JEISMANN, Karl-Ernst. Geschichtsbilder. Zeitdeutung und Zukunftsperspektive. Aus Politik und Zeitgeschichte, v. 51-52, 13-22, 2002.
JORDAN, Stefan. Theorien und Methoden der Geschichtswissenschaft. Paderborn, UTB; Schöningh Paderborn, 2016.
KAPELL, Matthew; ELLIOTT, Andrew B. R. (Eds.). Playing with the past. Digital games and the simulation of history. New York, NY, Bloomsbury Academic, 2013.
MÄYRÄ, Frans. An introduction to game studies. Games in culture. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, SAGE Publications, 2008.
OLIVEIRA, Dennison de. Bizarra e Grotesca Inversão. A luta perdida contra o exercício ilegal da profissão de professor no Brasil (2006-2021). Uberlândia, LAECC, 2021.
RÜSEN, Jörn. Historische Vernunft. Die Grundlagen der Geschichtswissenschaft. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1983.
RÜSEN, Jörn. Rekonstruktion der Vergangenheit. Die prinzipien der historischen Forschung. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1986.
RÜSEN, Jörn. Lebendige Geschichte. Formen und Funktionen des historischen Wissens. Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1989.
RÜSEN, Jörn. Historik. Theorie der Geschichtswissenschaft. Köln, Böhlau, 2013.
STEINKUEHLER, Constance (Ed.). Games, learning, and society. Learning and meaning in the digital age. Cambridge, Cambridge Univ. Press, 2012.
TOLOMEI, Bianca Vargas. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, v. 7, n. 2, 2017. doi:10.18264/eadf.v7i2.440.
WITKOWSKI, Wallace (ed.). “Videogames Are a Bigger Industry Than Movies and North American Sports Combined, Thanks to the Pandemic.”. Disponível em: <https://www.marketwatch.com/story/videogames-are-a-bigger-industry-than-sports-and-movies-combined-thanks-to-the-pandemic-11608654990?reflink=mw_share_email.>. Acesso em: 04 de maio de 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Upon submitting an article to the CLIO Journal, the author guarantees that the article is original and that it does not contain calumnious or defamatory declarations, that it does not infringe upon any intellectual property rights, be they commercial, industrial or third party, as well as promptly reimbursing the Federal University of Pernambuco/ CLIO Journal for any indemnities, harm caused or costs which may occur because of any breach of these guarantees.
The author retains the copyright on the article, authorizing, however, the Federal University of Pernambuco/CLIO: Historical Research Journal to use of the article in question, in whole or in part, in edited or complete form, in Portuguese or in whatever other language, in printed form or in whatever other form of disclosure, the referred-to institution thereby being exempt of whatever payment of royalties to the author.
 
						 
			
		 
			 
			 
				




