Memórias de uma desilusão: Manuel Querino e as reformas urbanas de Salvador (1912-1916)
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2017.35.2.do.04Palabras clave:
Manuel Querino, Lugares de Memória, Salvador, Pós-aboliçãoResumen
É realizada neste artigo uma leitura historiográfica dos Lugares de Memória, na acepção de Pierre Nora, no contexto do pós-abolição em Salvador. Para essa proposta, são aproximadas as reformas urbanas realizadas na cidade entre 1912 e 1916 e as descrições presentes no livro de natureza memorialística Bahia de Outrora, publicado pelo intelectual negro Manuel Querino em 1916. Nessa avaliação, é acessada a noção de Arena Cultural, proposta por Richard Morse no contexto da história urbana, que propõe entender a implantação de projetos modernos a partir de seus produtos de cultura, noção que, frente às diferenças de raça e classe presentes na análise, é reelaborada a partir da ideia de subalternidade presente em Spivak. Por fim, apresenta-se um balanço de como a literatura de Querino, a partir dessas categorias operacionais, contribui no estudo do problema dos Lugares de Memória no pós-abolição.
Citas
GORELIK, Adrián; PEIXOTO, Fernanda Arêas. Ciudades Sudamericanas como Arenas Culturales. Buenos Aires: Siglo Veinteuno Editores, 2016.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Manuel Querino e a formação do “Pensamento Negro” no Brasil, 1890-1920. 28º Encontro Nacional da ANPOCS, Caxambu, 2004.
ICKES, Scott. African-Brazilian Culture and regional identity in Bahia, Brazil. Gainesville: University of Florida Press, 2013.
KRAAY, Hendrik. “Frio como a pedra que se há de compor”: caboclos e monumentos na comemoração da Independência da Bahia, 1870-1900. Tempo - Revista do Departamento de História da UFF, Niterói, V.14, pp.51-81, 2013.
LEAL, Maria das Graças. Manuel Querino, entre letras e lutas – Bahia, 1851-1923. São Paulo: Annablume, 2009.
MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; GURAN, Milton. Por uma história pública dos africanos escravizados. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 14, 2014.
MATTOS, Wilson Roberto de. Negros contra a ordem: Astúcias, Resistências e Liberdades possíveis (Salvador, 1850-1888). Salvador: Edufba, 2008.
MORSE, Richard. As Cidades “Periféricas"como Arenas Culturais: Rússia, Áustria, América Latina. Estudos Históricos, São Paulo, V.8, no.16, pp.205-225, 1995.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos Lugares. Projeto História PUC-SP, São Paulo, V.10, 1993.
PINHEIRO, Bruno. Uma Bahia em Construção: Odorico Tavares e Pierre Verger na revista O Cruzeiro (1946-1951). Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - MAC-USP, São Paulo. 2017.
PINHEIRO, Eloísa Petti. Europa, França e Bahia – Difusão e adaptação de modelos urbanos (Paris, Rio e Salvador). Salvador: Edufba, 2002.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SCHWARCZ, Lilia K. M. O Espetáculo das Raças. Cientistas, Instituições e Pensamento Racial No Brasil: 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista CLIO, el autor asegura que el artículo es original y no contiene declaraciones difamatorias o calumniosas, que no infrinje cualquier derechos de propiedad intelectual, comercial o industrial de terceros, y rápidamente reembolsar a la Universidad Federal de Pernambuco/Revista CLIO de qualquier compensaciones, pérdidas o gastos que puedan ocurrir debido al incumplimiento de estas garantías.
El autor conserva los derechos de autor sobre el artículo, y permite, sin embargo, la Universidad Federal de Pernambuco /CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, utilizar dicho artículo, en su totalidad o en parte, editado o total, en português o cualquier otro idioma, en forma impresa o cualquier otro medio de divulgación, eximiendo la dicha institución de cualquier pago de derechos de autor al autor.


