As fazendas jesuíticas em Campos dos Goitacazes: práticas médicas e circulação de idéias no império português (séculos XVI ao XVII)
Resumen
Resumo: Este artigo busca demonstrar como as práticas médicas adotadas pelos missionários da Companhia de Jesus não podem ser entendidas como fruto das necessidades circunstanciais e também não podem ser reduzidas à mera apropriação do conhecimento indígena sobre as virtudes das plantas medicinais, como também não pode ser considerada uma cópia do que era feito na Europa. Ao longo de nossa reflexão destacaremos a produção, sistematização e circulação de conhecimento sobre a Medicina no âmbito do império português, especialmente na América. Na primeira parte analisaremos escritos de missionários que atuaram como médicos com o intuito de elucidar o lugar das práticas médicas no conjunto da “missão” e identificar os procedimentos por eles adotados. Num segundo momento apresentaremos uma listagem de remédios e de livros existentes na botica e na livraria de duas fazendas jesuíticas pertencentes ao Colégio do Rio de Janeiro na região de Campos de Goitacazes.
Palavras-chave: história social da ciência; práticas médicas; jesuítas; América portuguesa
Descargas
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista CLIO, el autor asegura que el artículo es original y no contiene declaraciones difamatorias o calumniosas, que no infrinje cualquier derechos de propiedad intelectual, comercial o industrial de terceros, y rápidamente reembolsar a la Universidad Federal de Pernambuco/Revista CLIO de qualquier compensaciones, pérdidas o gastos que puedan ocurrir debido al incumplimiento de estas garantías.
El autor conserva los derechos de autor sobre el artículo, y permite, sin embargo, la Universidad Federal de Pernambuco /CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, utilizar dicho artículo, en su totalidad o en parte, editado o total, en português o cualquier otro idioma, en forma impresa o cualquier otro medio de divulgación, eximiendo la dicha institución de cualquier pago de derechos de autor al autor.
 
						




