Argélia e a questão colonial: interpretações sobre o colonialismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2019.37.1.02

Palavras-chave:

Guerra de Libertação da Argélia, Sartre, Fanon, Bourdieu, Colonialismo

Resumo

É inegável os impactos da Guerra de Libertação da Argélia no continente africano e para própria França. Seus longos anos de conflito impactaram diversos movimentos de libertação colonial em África e causaram uma ruptura política profunda na França. O presente trabalho tem por objetivo analisar os posicionamentos de Sartre, Frantz Fanon e Bourdieu em seus escritos analisando as consequências do colonialismo francês em Argélia e os impactos da guerra para o colonizador e o colonizado.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Sampaio, MESTRANDO em História UNESP/Assis

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis), graduado em História (2011-2014) e graduando em Letras (2015) pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com Bolsa FAPESP sob orientação do Dr. Paulo Cesar Gonçalves, na área de História Contemporânea, História Econômica e História da África, onde trabalhei o projeto "A política colonial portuguesa e a ocupação de Moçambique (1890 - 1910)". Atualmente estou desenvolvendo o seguinte projeto em nível de mestrado: "Portugal em África: continuidade e rupturas na colonização de Moçambique (1875 - 1926). Sou membro do Núcleo de História Econômica da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis) e faço parte dos grupos de pesquisas Religiões e Trajetórias das Experiências Missionárias em África: Arquivos, Acervos e Pesquisas sediado na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (UNIFESP), Núcleo de História da África Contemporânea (UNIFESP) e Economia e Política dos Impérios Ibéricos (sécs. XV-XX) da Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH/USP). Foi editor-chefe da Revista Faces da História - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação de História UNESP-Assis (ISSN: 2358-3878) no ano de 2017. Faço parte da equipe gestora do GT Estadual de História da África (ANPUH/SP), nos anos de 2016-2018, exercendo a função de Segundo Secretário. Trabalho com os temas de colonialismo, imperialismo, neocolonialismo, discurso político e colonial.

Referências

ABUN-NASR, Jamil. A history of the Magrib in the Islamic period. Cambridge: University Press, 1987.

ALMEIDA, Rodrigo Davi. As posições políticas de Jean-Paul Sartre e o Terceiro Mundo (1947 – 1979). Tese do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP/Assis. Assis: Faculdade de Ciências e Letras, 2010.

ARON, Raymond. La tragédie algérienne. Paris: Plon, 1957.

BOURDIEU, Pierre. Antropología de Argelia. Madrid:Editorial Universitaria Ramón Areces, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Argelia: imágenes del desarraigo. Madri: Centro de Estudios Mexicanos y Centro Americanos, 2008.

CHENNTOUF, Tayeb. O chifre da África e a África setentrional IN: UNESCO. História Geral da África:África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.

FANON, Frantz. Em defesa da revolução africana. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1980.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

FANON, Frantz. Sociología de una revolución. México: Ediciones Era, 1976.

FERRO, Marc. História das Colonizações: das Conquistas às Independências (século XIII a XX). São

Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SAMPAIO, Thiago Henrique. O discurso de Jean-Paul Sartre sobre o colonialismo francês e a Guerra de Independência da Argélia (1954-1962). Revista Filogênese. Vol. 6, nº 1, 2013, p. 27-38.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. Selvagens, Exóticos, Demoníacos. Ideias e Imagens sobre uma Gente de Cor Preta. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 24, nº2, p.275-289, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. Colonialismo e Neocolonialismo (Situações V). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968.

SARTRE, Jean-Paul. Prefácio. IN: FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

YAZBEK, Mustafa. A Revolução Argelina. São Paulo: Unesp, 2010.

YAZBEK, Mustafa. Argélia: a guerra e a independência. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

04-01-2019

Edição

Seção

Artigos Livres