O coronel prefeito: um retrato pela imprensa da figura de Arthur Ferreira Filho no rearranjo político no norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2019.37.1.06Palavras-chave:
Imprensa, Política, Poder local, Disputa partidáriaResumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o perfil da administração de Arthur Ferreira Filho em Passo Fundo, por ser ele o último interventor pré Carta Constitucional de 1946, estabelecendo uma relação com as ideias e projetos políticos veiculados na imprensa local. O recorte caracteriza a última administração de Arthur Ferreira Filho no município, marcado por um rearranjo político no nível estadual, o que foi acompanhado por um acirrado debate na imprensa e, principalmente entre seus opositores políticos. Passo Fundo à época era um dos principais polos econômico e político do estado, sendo uma importante base eleitoral. Assim, considera-se um espaço representativo para compreender o cenário em transição neste jogo de poder local e estadual.
Referências
ABREU, Alzira Aves de; et al. A imprensa em transição: O jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.
BENVEGNÚ, Sandra Mara. O PTB e a nova configuração do poder em Passo Fundo. In:
BASTITELLA, Alessandro (Org.). Passo Fundo, sua história. Passo Fundo: Méritos, 2007.
BASTITELLA, Alessandro (Org.). Décadas de Poder: O PTB e a ação política de César Santos na Metrópole da Serra 1945-1967. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UPF, Passo Fundo, 2006.
BERSTEIN, Serge. A Cultura Política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma História Cultural. Lisboa: Editora Estampa, 1998.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo da experiência democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FERREIRA FILHO, Arthur. Revoluções e Caudilhos. Passo Fundo: Berthier, s/d.
FERREIRA FILHO, Arthur. Legendas do Rio Grande. Porto Alegre: Departamento de Imprensa Oficial do Estado, 1950.
FERREIRA FILHO, Arthur. História Geral do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. Globo, 1958.
FERREIRA FILHO, Arthur. Revolução de 1923. Porto Alegre: Departamento de Imprensa Oficial do Estado, 1973.
FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo da experiência democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FERREIRA, Jorge. O imaginário trabalhista: getulismo, PTB e cultura política popular 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
MARQUES, Ângela. Os meios de comunicação na esfera pública: novas perspectivas para as articulações entre diferentes arenas e autores. Líbero, n.21, p.23-26, 2008.
RUDIGER, Francisco. Tendências do Jornalismo. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1993.
SOUZA, Maria do Carmo C. Campello de. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930 a 1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1990.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995.
VARGAS, Jonas Moreira. Entre a Paróquia e a Corte: uma análise da elite política do Rio Grande do Sul (1868-1889). Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: URGS, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.
 
						 
			
		 
			 
			 
				




