Vivências de estudantes de graduação em enfermagem com a ansiedade

Isabel Silva De Jesus, Edite Lago da Silva Sena, Laiane Silva Souza, Luma Costa Pereira, Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos

Resumo


RESUMO

Objetivo: descrever as vivências de estudantes de enfermagem com a ansiedade. Método: estudo qualitativo, fundamentado na pesquisa-ação-participante, por meio da aplicação das etapas da Terapia Comunitária, realizado com seis discentes de uma universidade pública do interior da Bahia, no primeiro semestre do ano de 2012. Os depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo temática. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 23500/12. Resultados: a análise das informações deu origem a três categorias: contexto de identificação com o curso; insegurança quanto ao mercado de trabalho; e contexto das relações e demandas acadêmicas. Conclusão: a experiência universitária é vivenciada de maneira distinta pelos estudantes, pois a soma das demandas sociofamiliares a fatores inerentes ao contexto universitário pode mobilizar sentimentos como medo, angústia, impotência, estresse e ansiedade. Descritores: Ansiedade; Estudantes de Enfermagem; Saúde Mental.

ABSTRACT

Objective: to describe the experiences of nursing students with anxiety. Method: this is a qualitative study based on participant action-research, through the application of the stages of Community Therapy, performed with six students at a public university of Bahia, in the first half of 2012. Speeches were submitted to thematic content analysis. The research project was approved by the Ethics Committee under the protocol number 23500/12. Results: analysis of the information has arisen three categories: context of identification with the course; uncertainty as to the labor market; and context of relationships and academic demands. Conclusion: university experience is experienced differently by students, for the sum of social-familial demands to factors inherent to university context can evoke feelings such as fear, anguish, impotence, stress and anxiety. Descriptors:  Anxiety; Nursing Students; Mental Health.

RESUMEN

Objetivo: describir las vivencias de estudiantes de enfermaría con la ansiedad. Método: estudio cualitativo, fundamentado en la investigación-acción-participante, por medio de la aplicación de las etapas de la Terapia Comunitaria, realizado con seis profesores de una universidad pública del interior de Bahia, en el  primero semestre del año de 2012. Las declaraciones fueran sometidas el análisis del contenido temático. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética bajo el protocolo nº 23500/12. Resultados: el análisis de las informaciones dio origen a tres categorías: contexto de identificación con la carrera; inseguridad cuanto al mercado de trabajo; y contexto de las relaciones y demandas académicas. Conclusión: la experiencia universitaria es experimentada de manera distinta por los estudiantes, pues la suma de las demandas socio-familiares a factores inherentes al contexto universitario puede movilizar sentimientos como miedo, angustia, impotencia, estrese y ansiedad. Descriptores: Ansiedad; Estudiantes de Enfermaría; Salud Mental.


Palavras-chave


Ansiedade; Estudantes de Enfermagem; Saúde mental.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i1a10319p149-157-2015



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios