Health education for std and hiv prevention in schools: experience report

Fatima Maria da Silva Abrão, Amanda Regina da Silva Góis, Jabiael Carneiro Silva Filho, Jairane Evely de Castro Azevedo

Resumo


ABSTRACT

Objective: to describe the extension group's experience related to health education strategy aimed at preventing HIV/AIDS and other sexually transmitted infections among adolescents and young people at school. Method: a descriptive study, of experience report type. The project was approved by the Research Ethics Committee, Certificate of Presentation for Ethical Consideration No. 03618912.5.0000.5207. Results: it was observed that health education strategies allow the approximation of young people and adolescents to the theme of prevention of sexually transmitted diseases and HIV. Conclusion: the school environment, as the backdrop of the education strategy in health, allows the sharing of scientific knowledge, affecting the daily life of the population. Descriptors: Nursing; HIV; Acquired Immunodeficiency Syndrome; Health Education.

RESUMO

Objetivo: descrever a experiência do grupo de extensão relacionada à estratégia de educação em saúde voltada à prevenção do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes e jovens no ambiente escolar. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O projeto foi aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE nº 03618912.5.0000.5207. Resultados: observou-se que as estratégias de educação em saúde permitem a aproximação de jovens e adolescentes com a temática de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e HIV. Conclusão: o ambiente escolar, como cenário da estratégia da educação em saúde, permite o compartilhamento do conhecimento científico, impactando o cotidiano da população. Descritores: Enfermagem; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Educação em Saúde.

RESUMEN

Objetivo: describir la experiencia del grupo de extensión relacionada a la estrategia de educación en salud dirigida a la prevención del VIH/Sida y otras infecciones sexualmente transmisibles entre adolescentes y jóvenes en el ambiente escolar. Método: estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, CAAE nº 03618912.5.0000.5207. Resultados: se observó que las estrategias de educación en salud permiten la aproximación de jóvenes y adolescentes con la temática de prevención de enfermedades sexualmente transmisibles y VIH. Conclusión: el ambiente escolar, como escenario de la estrategia de la educación en salud, permite compartir el conocimiento científico, impactando el cotidiano de la población. Descriptores: Enfermería; VIH; Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida; Educación en Salud.


Palavras-chave


nursing; HIV; acquired immunodeficiency syndrome; health education

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i8a10679p8923-8927-2015



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios