Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário

Danielle Cristina Garbuio, Ana Railka de Souza Oliveira, Simone Yuriko Kameo, Elizabete Santos Melo, Maria Célia Barcellos Dalri, Emília Campos de Carvalho

Resumo


RESUMO

Objetivo: descrever a experiência da construção de um cenário para simulação clínica em enfermagem. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência de enfermeiras pós-graduandas sobre a construção de um cenário para simulação clínica em enfermagem. O processo de construção do cenário se iniciou a partir do estudo teórico sobre as etapas e os componentes necessários para sua elaboração. Resultados: construiu-se um caso clínico fictício e por meio dele foram desenvolvidas as cenas, a partir das habilidades esperadas do aluno durante a simulação. A elaboração e a validação do cenário clínico para a simulação foi importante para reduzir incertezas na sua construção. Conclusão: a simulação clínica possibilita aos estudantes e profissionais executar a prática em diferentes cenários através de espaços protegidos. A construção e validação do cenário contribuem para que a simulação tenha maior chance de atingir seus objetivos de forma mais eficiente. Descritores: Simulação; Educação em Enfermagem; Oncologia.

ABSTRACT

Objective: to describe the experience of constructing a clinical simulation scenario in nursing. Method: a descriptive study, consisting of an experience report of graduate nurses on the construction of a clinical simulation scenario in nursing. The process of scenario construction started with the theoretical study on required steps and components for its construction. Results: a fictitious clinical case through which the scenes were developed, considering the skills expected from students during the simulation. The development and validation of the clinical simulation scenario was important to reduce uncertainties in its construction. Conclusion: clinical simulation allows for students and professionals to perform practice in different scenarios in a protected space. The construction and validation of the scenario contributes to a greater chance of simulation to achieve its objectives more efficiently. Descritores: Simulation; Education, Nursing; Oncology.

RESUMEN

Objetivo: describir la experiencia de la construcción de un escenario para simulación clínica en enfermería. Método: estudio descriptivo que relata la experiencia de enfermeras de cursos de post-graduación en la construcción de un escenario de simulación clínica en enfermería. El proceso de construcción del escenario se inició a partir del estudio teórico de los pasos y componentes necesarios para su producción. Resultados: se construyó un caso clínico ficticio a través del cual se desarrollarán las escenas a partir de las competencias que se esperan de los estudiantes durante la simulación. El desarrollo y la validación del escenario para simulación clínica fueron importantes para reducir la incertidumbre en su construcción. Conclusión: la simulación clínica permite a los estudiantes y profesionales ejecutar la práctica en diferentes escenarios mediante áreas protegidas. La construcción y validación del escenario contribuyen para que la simulación tenga una mayor posibilidad de alcanzar sus objetivos de manera más eficiente. Descriptores: Simulación; Educación en enfermería; Oncología.


Palavras-chave


Simulação; Educação em enfermagem; Oncologia

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i8a11388p3149-3155-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios