Tecnologia educativa em saúde para usuários da hemodinâmica sobre o exame cineangiocoronariografia: estudo descritivo

Rosana Moreira de Sant'Anna, Cristina Lavoyer Escudeiro, Simone Cruz Machado Ferreira, Maria Luiza de Oliveira Teixeira, Elen Martins da Silva Castelo Branco

Resumo


RESUMO

Objetivo: elaborar tecnologia educativa a partir das representações dos sujeitos acerca do exame de cineangiocoronariografia. Método: estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. O cenário foi o serviço de hemodinâmica de um hospital universitário no Rio de Janeiro/RJ. Os sujeitos foram 20 usuários atendidos nesta unidade. Os dados foram analisados e interpretados a partir da triangulação dos achados, à luz da análise de conteúdo temática. Resultados: revelaram que usuários desconhecem a finalidade do exame, mas possuem alguma informação sobre ele e o associam à morte. Conclusão: as tecnologias educativas são ferramentas que poderão complementar a práxis do enfermeiro, promovendo a adesão, a redução do medo, do estresse e da ansiedade, de forma a favorecer a interação usuário-enfermeiro. Descritores: Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Cuidados de Enfermagem; Cateterismo Cardíaco; Humanização da Assistência.

ABSTRACT

Objective: to develop educational technology from the representations of the subjects on the examination of coronary angiographies. Method: descriptive, exploratory study with a qualitative approach. The scenario was the hemodynamics service of a university hospital in Rio de Janeiro/RJ. The subjects were 20 patients seen in this unit. The data was analyzed and interpreted from the triangulation of the findings, the light of thematic content analysis. Results: revealed that users are unaware of the purpose of the examination, but have some information about it and associate it with death. Conclusion: educational technologies are tools that can complement the practice of nurses, promoting adhesion, reduction of fear, stress and anxiety, in order to favor the user-nurse interaction. Descriptors: Educational Technology; Health Education; Nursing Care; Cardiac Catheterization; Humanization of Assistance.

RESUMEN

Objetivo: desarrollar tecnología educativa de las representaciones de los sujetos sobre el examen de angiografía coronaria. Método: estudio descriptivo exploratorio con un enfoque cualitativo. El escenario fue el servicio de hemodinámico de un hospital universitario en Río de Janeiro/RJ. Los sujetos fueron 20 usuarios servidos en esta unidad. Los datos fueron analizados e interpretados de la triangulación de los resultados, a la luz del análisis de contenido temático. Resultados: revelaron que los usuarios no son conscientes del propósito del examen, pero tienen algo de información sobre él y lo asocian a la muerte. Conclusión: las tecnologías educativas son herramientas que pueden complementar la práctica de la enfermería, promoviendo la adhesión, la interacción entre usuario y enfermero. Descriptores: Tecnología Educativa; Educación para la Salud; Cuidados de Enfermería; Cateterismo Cardíaco; Humanización de la Atención.


Palavras-chave


Educational Technology; Health Education; Nursing care; Cardiac Catheterization; Humanization of Assistance.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i10a11442p3768-3777-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios