Compartilhamento de saberes de auto atenção e plantas medicinais para escolares urbanos e rurais

Marjoriê da Costa Mendieta, Silvana Ceolin, Andrieli Daiane Zdanski de Souza, Rita Maria Heck

Resumo


ABSTRACT

Objective: to know how the sharing of self-care knowledge takes place in the context of urban and rural schoolchildren and the relationship with medicinal plants. Method: qualitative, descriptive, and exploratory study conducted through a semi-structured interview recorded at the home of schoolchildren of urban and rural areas and analyzed through an operational proposal. Results: general and specific self-care actions are present in the school, but in a punctual manner and usually worked by the teachers. The gap between professionals from schools and health services reinforces the growing need for articulation between these sectors. There were no significant disparities between the urban and rural population. Conclusion: it is necessary to rethink the teaching strategies, the concept of health adopted, and the articulation with other sectors and even between the school subjects in the school context. Descriptors: Knowledge; Plants, Medicinal; Culture; Health.

RESUMO

Objetivo: conhecer o compartilhamento de saberes de autoatenção em saúde no contexto de escolares do meio urbano e rural e a relação com as plantas medicinais. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório por meio de entrevista semiestruturada gravadas no domicílio de escolares do meio urbano e rural, analisados por meio da proposta operativa. Resultados: as ações de autoatenção amplas e restritas estão presentes na escola, entretanto de maneira pontual e trabalhadas geralmente pelos professores. O distanciamento entre os profissionais da escola e dos serviços de saúde reforça a necessidade crescente de articulação entre estes setores. Não houve disparidades significativas entre a população urbana e rural. Conclusão: é preciso repensar as estratégias de ensino, o conceito de saúde adotado e a articulação com outros setores e entre as próprias disciplinas no âmbito escolar. Descritores: Conhecimento; Plantas Medicinais; Cultura; Saúde.

RESUMEN

Objetivo: conocer el compartir saberes de autoatención en salud en el contexto de escolares del medio urbano y rural y la relación con las plantas medicinales. Método: estudio cualitativo, descriptivo y exploratório por medio de entrevista semi-estructurada grabadas, en domicilio de escolares del medio urbano y rural, analizados por medio de la propuesta operativa. Resultados: las acciones de autoatención amplias y restrictas están presentes en la escuela, pero de  manera puntual y trabajadas generalmente por los profesores. El distanciamiento entre los profesionales de la escuela y de los servicios de salud refuerza la necesidad creciente de articulación entre estos sectores. No hubo disparidades significativas entre la población urbana y rural. Conclusión: es preciso repensar las estrategias de enseñanza, el concepto de salud adoptado y la articulación con otros sectores y entre las propias disciplinas en el ámbito escolar. Descriptores: Conocimiento; Plantas Medicinales; Cultura; Salud.


Palavras-chave


Conhecimento; Plantas medicinais; Cultura; Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a22617p5207-5213-2017



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