Nursing interventions to the patient with stroke in rehabilitation

Tahissa Frota Cavalcante, Amanda Peixoto Lima Nemer, Rafaella Pessoa Moreira, José Erivelton de Souza Maciel Ferreira

Abstract


ABSTRACT

Objective: to present the knowledge produced about the Nursing interventions directed at patients with stroke in rehabilitation. Method: integrative review, with a qualitative approach, carried out from April 2015 to May 2016, from the online access in Medline, Lilacs and Cochrane, with the controlled descriptors Nursing Care and Stroke and Rehabilitation. The studies were analyzed according to the checklist for the evaluation of the methodological quality and classified according to the levels of evidence. Nursing interventions were presented in three thematic categories - care, education and management Nursing interventions. Results: 29 publications were selected and most of the studies have levels of evidence II and VI. Among the Nursing care interventions, motor and functional rehabilitation were highlighted. In educational interventions, the patient's education about the disease was observed. Among the managerial interventions, the ones related to the coordination of care were highlighted. Nursing interventions aimed at caregivers were found. Conclusion: in the studies, a greater number of Nursing interventions were identified. To the caregivers, Nurses' interventions focus on the educational sphere. Descritores: Nursing; Stroke; Rehabilitation; Nursing Care; Caregivers; Health Education.      

RESUMO

Objetivo: apresentar o conhecimento produzido sobre as intervenções de Enfermagem direcionadas aos pacientes com acidente vascular cerebral em reabilitação. Método: revisão integrativa, com abordagem qualitativa, realizada no período de abril de 2015 a maio de 2016, a partir do acesso on-line na Medline, na Lilacs e na Cochrane, com os descritores controlados Cuidados de Enfermagem and Acidente Vascular Cerebral and Reabilitação. Os estudos foram analisados segundo checklist para a avaliação da qualidade metodológica e classificados de acordo com os níveis de evidência. As intervenções de Enfermagem foram apresentadas em três categorias temáticas – intervenções de Enfermagem assistenciais, educacionais e gerenciais. Resultados: foram selecionadas 29 publicações e a maioria dos estudos possui níveis de evidência II e VI. Dentre as intervenções de Enfermagem assistenciais, destacou-se a reabilitação motora e funcional. Nas intervenções educacionais, observou-se a educação do paciente sobre a doença. Dentre as intervenções gerenciais, sobressaíram as relacionadas à coordenação do cuidado. Foram encontradas intervenções de Enfermagem direcionadas aos cuidadores. Conclusão: identificou-se, nos estudos, um maior número de intervenções de Enfermagem assistenciais direcionadas ao paciente. Aos cuidadores, as intervenções de Enfermagem se concentram na esfera educativa. Descritores: Enfermagem; Acidente Vascular Cerebral; Reabilitação; Cuidados de Enfermagem; Cuidadores; Educação em Saúde.                                                                                                              

RESUMEN

Objetivo: presentar el conocimiento producido sobre las intervenciones de Enfermería dirigidas a los pacientes con accidente vascular cerebral en rehabilitación. Método: revisión integrativa, con abordaje cualitativo, realizada en el período de abril de 2015 a mayo de 2016, a partir del acceso online en Medline, en la Lilacs y en la Cochrane, con los descriptores controlados Cuidados de Enfermería y Accidente Vascular Cerebral y Rehabilitación. Los estudios fueron analizados, según la lista de verificación para la evaluación de la calidad metodológica y clasificados de acuerdo con los niveles de evidencia. Las intervenciones de Enfermería se presentaron en tres categorías temáticas - intervenciones de Enfermería asistenciales, educativas y gerenciales. Resultados: se seleccionaron 29 publicaciones y la mayoría de los estudios tienen niveles de evidencia II y VI. Entre las intervenciones de Enfermería asistenciales, se destacó la rehabilitación motora y funcional. En las intervenciones educativas, se observó la educación del paciente sobre la enfermedad. Entre las intervenciones gerenciales, sobresalieron las relacionadas a la coordinación del cuidado. Se encontraron intervenciones de Enfermería dirigidas a los cuidadores. Conclusión: se identificó, en los estudios, un mayor número de intervenciones de Enfermería asistenciales dirigidas al paciente. A los cuidadores, las intervenciones de Enfermería se concentran en la esfera educativa. Descritores: Enfermería; Accidente Cerebrovascular; Rehabilitación; Atención de Enfermería; Cuidadores; Educación en Salud.


Keywords


Enfermagem; Acidente vascular cerebral; reabilitação; cuidados de enfermagem



DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a230533p1430-1436-2018



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INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

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